Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Agosto de 2019 | 23h53 - Actualizado em 03 Agosto de 2019 | 23h52

Namibe: Tômbwa contará com zona de conservação marinha

Tômbwa- O município do Tômbwa, província do Namibe vai beneficiar do projecto de criação de áreas de Conservação Marinha, que será implementado no Parque do Yona, Baia dos Tigres e a própria cidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe:Administrador municipal do Tômbwa, Alexandre Nyuka, falando dos projectos sociais para o municipio

Foto: Anabela do Céu Fritz

Numa acção a ser desenvolvida pelo Ministério do Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a parque marinho vai contar com uma equipa de gestão de  fiscalizadores e monitoria, que servirá para a criação de outras espécies para além das marinhas, num projecto orçado em 1,7 milhões de dólares.

Para ajudar no desenvolvimento do local a ser abrangido pelo projecto, serão também reservadas áreas de reprodução de recursos pesqueiros importante para a sustentabilidade da actividade pesqueira, por ser actividade que atrai turistas.

O administrador do Tômbwa, Alexandre Niyúka, que esteve presente no acto de lançamento do projecto realizado a  30 de Julho, em Luanda, referiu à Angop que é uma mais-valia para o município a implementação da primeira área de conservação marinha, considerando que tem uma vasta costa com mais de 200 quilómetros de extensão e com diversidade de espécies marinhas exóticas.

“ Há zonas onde se encontram tartarugas que precisam de conservação, sobretudo na confluência do rio Cunene com o mar, exactamente na zona Sul do município do Tômbwa”, referiu.

O responsável apelou a necessidade da interdisciplinaridade entre os diferentes sectores, para  o êxito do projecto, sublinhando desde já que o  Ministério do Turismo vai abraçar o programa, tendo em conta a intensa actividade turística que se regista nesta zona.

O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros a sul da província do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria pescadores e pequenos camponeses.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também