Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Agosto de 2019 | 17h09 - Actualizado em 08 Agosto de 2019 | 18h54

Mais de mil animais de estimação vacinados no Uíge

Uíge - Mil e 262 animais de estimação entre cães, gatos e macacos foram vacinados no primeiro semestre deste ano pelo Serviço Provincial de Veterinária do Uíge, menos 179 bichos imunizados em comparação ao igual período de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Animais de estimação

Foto: Osvaldo Malamba

Esse dado foi avançado hoje, quinta-feira, à Angop, pela chefe da Secção de Serviço de Veterinária do Uíge, Rosária Ndombaxi, tendo detalhado que no período em análise foram vacinados 1 220 cães, 24 gatos e 18 macacos.

Justificou que a redução do número de animais vacinados nestes primeiros seis meses do ano, em relação ao igual período de 2018, deve-se ao facto existir apenas um único posto fixo para imunização destes bichos de estimação, que está localizado na cidade capital da província.

Disse que por falta de transportes, verbas e equipamentos para a captura de animas vadios, a campanha de vacinação não está a ser efectuadas em outros municípios da província do Uíge.

Salientou ainda que, no período em referência, o Serviço Provincial de Veterinária do Uíge registou 737 mordeduras de cães vadios, que provocaram quatro óbitos, contra os 1 273 ataques notificados em 2018, que causaram dois mortos.

Apelou aos criadores de animais de estimação no sentido de colaborarem com o serviço de veterinária, imunizando os bichos para evitar casos de mortes por mordedura de cães, gatos ou macacos.

O Serviço Provincial de Veterinária do Uíge possui apenas com 11 técnicos de vacinação, número considerado insuficiente para responder a demanda.

Leia também
  • 02/08/2019 06:16:04

    Activistas para combate à discriminação contra mulher

    Uíge - Cerca de mil activistas para o desenvolvimento de acções viradas à mobilização e sensibilização sobre à temática do género nas comunidades serão capacitados até 2022, pela Rede de Luta Contra à Pobreza no Uíge, com vista a evitar à discriminação da mulher.

  • 17/07/2019 15:47:21

    Acção Social leva bens a Comarca do Congo

    Uíge - O Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualidade do Género entregou, nesta quarta-feira, bens diversos a unidade penitenciária da Comarca do Congo, na cidade do Uíge.

  • 12/07/2019 15:58:15

    Religioso destaca papel da família na moralização da sociedade

    Uíge - O fortalecimento do papel da família angolana para o processo de moralização da sociedade e o combate à corrupção foram destacados hoje, sexta-feira, pelo padre católico da Igreja de São Francisco de Assis, na cidade do Uíge, Dário Elias João Baptista.