Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Agosto de 2019 | 12h57 - Actualizado em 16 Agosto de 2019 | 13h57

Autoridades resgatam chimpanzé em posse de cidadão

Cabinda - Um filhote de chimpanzé, que estava em posse de um cidadão nacional, na aldeia de Caio Caliado, província de Cabinda, foi resgatado, sábado (10), por fiscais do Parque Nacional do Maiombe, em colaboração com agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada à imprensa, quinta-feira, pelo administrador do Parque Nacional do Maiombe, José Bizi, tendo dito que os fiscais tomaram conhecimento do cativeiro do animal através de denúncia pública.

De acordo com este responsável, os envolvidos no cativeiro do símio, dois caçadores e um comprador, já estão sob a alçada da justiça, acusados de prática de caça ilegal e comercialização de animais em vias de extinção.

“O comprador do chimpanzé narrou às autoridades que encontrou o animal amarrado numa árvore e negociou com dois caçadores furtivos a sua compra, no valor de 25 mil kwanzas”, contou a fonte.

Os chimpanzés são animais primatas que, em pé, medem em torno de um metro de altura. Na natureza, o macho pode pesar entre 34 e 70 quilos e a fêmea, de 26 a 50 quilos.

Esses primatas estão em vias de extinção, devido à intensificação da caça furtiva e desenfreada por parte de caçadores locais e de países vizinhos (República Democrática do Congo e República do Congo).

Caçadores furtivos procuram chimpanzés para o consumo da sua carne ou para servirem de animais de estimação.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 01/08/2019 02:08:55

    Acidentes de moto-taxistas causam mais de 40 mortes em Cabinda

    Cabinda - A falta de perícia na condução e desobediência das regras de trânsito, por parte de moto-taxistas, estão na base de vários acidentes que causaram 43 mortes e 130 feridos, nos últimos seis meses, na cidade de Cabinda.

  • 31/07/2019 16:57:44

    DVT com mais de 12 mil processos para emissão de cartas da SADC

    Cabinda - Doze mil e 346 processos para emissão de cartas de condução da SADC estão pendentes desde 2015 na Direcção Provincial da Viação e Trânsito (DVT) em Cabinda por falta do laboratório para emitir os referidos documentos.

  • 20/06/2019 17:42:47

    Governador quer vigilância redobrada aos objectivos estratégicos

    Cabinda - O governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, defendeu, nesta quinta-feira, para que se redobrem as medidas de vigilância e protecção das infra-estruturas estratégicas, como forma de evitar as acções de vandalismo e de sabotagem.