Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Agosto de 2019 | 12h34 - Actualizado em 14 Agosto de 2019 | 12h34

Zona costeira de Porto Amboim ganha esporões para travar calemas

Porto Amboim - Oito esporões de blocos de betão estão a ser construídos na costa marítima no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, com vista a proteger as infra-estruturas da cidade das calemas que se registam nesta zona do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje (terça-feira) à imprensa nesta cidade, o director-geral da empresa Hidroportos, Domingos Palanca, avançou que seis dos oito esporões previstos estão erguidos, numa empreitada orçada em mais de um milhão de Kwanzas.

"Este é um trabalho de emergência, porém estão a ser feito estudos para que no futuro sejam construídos de forma definitiva 28 esporões", informou o responsável, quando o governador do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, se inteirava do andamento das obras.

Nos últimos 12 dias, pelo menos sete pessoas ficaram feridas e diversas infra-estruturas danificadas em consequência das calemas que se abateram sobre a cidade do Porto Amboim.

As calemas colocaram em perigo mais de 42 famílias na zona da Fropesca, assim como a paralisação de dois restaurantes à beira-mar e danificaram 20 metros de esporões.

A administração municipal do Porto Amboim distribuiu, em 2018, 30 lotes de terras e chapas de zinco às famílias que residem em zonas de risco.

Em 2018 as calemas causaram danos a diversas instituições públicas e residências, bem como aproximação de 40 metros da estrada nacional número 100.

A zona litoral do Cuanza Sul (Sumbe e Porto Amboim) cobre uma zona costeira de 178 quilómetros.

Leia também
  • 13/08/2019 18:43:38

    Igreja Metodista apoia empreendedorismo

    Malanje - A Igreja Metodista Unida da Conferência Anual do Leste de Angola vai ajudar jovens empreendedores da província de Malanje, através de captação de apoios junto do governo local e de instituições bancárias para a materialização dos seus projectos.

  • 13/08/2019 17:52:46

    Quinguengue carece de infra-estruturas sociais

    Malanje - A comuna de Quinguengue, município de Massango, província de Malanje, carece de posto de saúde, escola do II ciclo de ensino secundário, energia eléctrica, água canalizada e estradas reabilitadas, facto que tem dificultado o desenvolvimento da região.

  • 13/08/2019 17:17:38

    Tribunal condena assassino de crianças

    Saurimo - O Tribunal Provincial da Lunda Sul condenou hoje, terça-feira, Nelson Txihama, a 24 anos de prisão, pelo assassinato de quatro crianças.