Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Agosto de 2019 | 21h51 - Actualizado em 21 Agosto de 2019 | 21h51

Efectivos do SIC devem aprimorar técnicas de combate ao crime

Malanje - O efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC) deve inovar e melhorar os seus métodos de intervenção face às complexas estratégias de actuação dos criminosos, que usam sistemas sofisticados nas suas acções delituosas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esse repto foi lançado hoje, quarta-feira, na província de Malanje, pelo director adjunto do SIC para os Crimes económicos, superintendente João Gaspar, durante a cerimónia de encerramento do seminário sobre “Manual de Investigação Operativa e Uniformização de Procedimentos”.

Frisou que o efectivo da corporação deve estar capacitado e pronto a neutralizar e combater o crime, cada vez mais, organizado e modernizado.
    
Segundo João Gaspar, diariamente são perpetrados crimes de cariz informático, financeiro, bancário, tráficos de pessoas, de drogas, de armas, branqueamento de capitais, entre outros delitos que têm de ser evitados e combatidos, para tal o efectivo do SIC tem de estar capacitado para esse tipo de missão.

Explicou que o objectivo do seminário foi ajudar os especialistas do sector a elevarem os conhecimentos sobre técnicas investigativas, no sentido de cumprirem a sua missão com competência, rigor e respeito das regras do sector.

O encontro, que durou três dias, faz parte do cronograma de actividade do Departamento de Identificação e Cadastro do SIC e visou ainda elucidar os efectivos sobre a circulação da informação de interesse operativo, principalmente na recolha, análise e tratamento de dados secretos.

Durante a acção formativa, os 85 participantes abordaram matérias relacionadas com "Tipos de processos investigativos", "Recrutamento das fontes", "Fontes de informação oficial",  "Recolha de impressões digitais e sua importância na produção de prova", "Antecedentes criminais", entre outros temas.

Beneficiaram da formação chefes de departamentos, oficiais superiores, oficiais operativos e investigadores do SIC, dos 14 municípios da província de Malanje.

Leia também
  • 21/08/2019 11:40:19

    Concursos públicos violam legislação sobre contratação de deficientes

    Luanda - O director nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Micahel Daniel, afirmou hoje (quarta-feira), em Luanda, que parte dos concursos públicos de emprego realizado no país violam a legislação sobre a contratação de pessoas com deficiência.

  • 21/08/2019 10:56:18

    OMA leva bens diversos à zona de Mavinga

    Menongue - Um total de 12 toneladas de bens diversos, entre os quais alimentos, vão ser distribuídos pela Organização da Mulher Angolana(OMA), na quinta-feira, as famílias carentes da comuna do Kunjamba, no município de Mavinga (Cuando Cubango), que padecem da seca.

  • 20/08/2019 12:47:23

    Casos de suicídio "assolam" Moxico

    Luena - A província do Moxico tem registado, nas últimas semanas, frequentes casos de suicídio, deixando um clima de preocupação entre as autoridades policiais e as comunidades locais.