Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Agosto de 2019 | 22h13 - Actualizado em 21 Agosto de 2019 | 22h13

Raparigas da aldeia de Canguenhe vítimas de desmaios

Dondo - Cinco raparigas, com idades compreendidas entre os 18 aos 28 anos de idade, deram entrada hoje, quarta-feira, no banco de urgência do Hospital Municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, vítimas de desmaios.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As pacientes, provenientes da localidade de Canguenhe, comuna de Massangano, fazem parte de um grupo de oito jovens afectadas pelo mesmo problema, três das quais tiveram recuperação imediata, após receberem assistência num posto de saúde local.

O responsável do banco de urgência do Hospital Municipal de Cambambe, Pedro Fernandes, disse tratar-se de casos com sintomas diferentes da onda de desmaios, que ocorrem por algumas escolas do país.

Neste caso, explicou, as vítimas apresentarem certa agitação psicomotora, podendo tratar-se de uma intoxicação exógenas, relacionadas com malária e outras doenças associadas.

Considerou estável o estado de saúde das cinco pacientes, embora tenha ressaltado que a avaliação definitiva será feita mediante os exames laboratoriais já requeridos.

Segundo Pedro Fernandes, essa situação deverá merecer reflexão das autoridades sanitárias, no sentido de aprofundar os estudos e investigações sobre as verdadeiras causas destes desmaios.

Fez saber que o Hospital Municipal de Cambambe recebe em média, por dia, dois pacientes vítimas de desmaios, vindos de escolas, na sua maioria adolescentes, ao contrário da situação das cinco raparigas.

Por sua vez, Patrício Zeferino, familiar de uma das vítimas, contou que tudo começou na noite de segunda-feira (19), quando a sua parente de 18 anos apresentou alteração do seu estado normal e desmaiou.

Trata-se da primeira vez que as autoridades sanitárias do município de Cambambe registam casos do género na comunidade de Canguenhe.

Leia também
  • 19/08/2019 11:45:58

    IECA doa mais de duas toneladas de bens para vítimas da seca

    Cambambe - Mais de duas toneladas de bens diversos foram doadas no domingo, na localidade de Calengue, município de Cambambe (Cuanza Norte), pela Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) para apoiar às vítimas da seca do Sul de Angola.

  • 13/08/2019 12:13:29

    Filho esfaqueia mortalmente pai no Cuanza Norte

    Ndalatando - Um cidadão de 28 anos foi hoje (terça-feira) detido pela Polícia Nacional, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte), acusado de apunhalar mortalmente o seu pai, na sequência de uma briga pela disputa de uma parcela de terra.

  • 11/08/2019 11:28:10

    Governador considera "justas" reclamações dos municípes de Massangano

    Massangano - O governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, considerou "justas" as constantes reclamações dos munícipes sobre o mau estado da via de acesso à localidade de Massangano, num percurso de 20 quilómetros, criando constrangimentos aos usuários.