Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Setembro de 2019 | 16h39 - Actualizado em 11 Setembro de 2019 | 16h39

Comunidades devem reforçar seu poder interventivo - ADRA

Malanje - A implementação das autarquias locais no país, previstas para em 2020, requer o reforço do poder interventivo das comunidades, disse hoje (quarta-feira), em Malanje, o director da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) em Malanje, Fernando Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa posição foi defendida durante a abertura do XX Encontro Municipal das Comunidades do Município do Quela, que tem por finalidade reforçar o diálogo entre os órgãos do poder local e as organizações comunitárias, a fim de se melhorar as condições de vida dos munícipes.

Neste sentido, segundo o responsável, é necessário que as autoridades tradicionais comecem a mobilizar a população, na medida em que o êxito das autarquias reside em grande medida na capacidade dos munícipes de fiscalizar a execução dos projectos locais.

Todavia, o director realçou que a implementação das autarquias não representará a solução de todas as carências dos cidadãos, mas reconheceu, no entanto, maior eficácia e descentralização com o referido modelo de gestão.

Por sua vez, o administrador municipal adjunto do Quela, Diogo da Conceição, destacou o papel do Encontro das Comunidades na elevação da participação das organizações comunitárias no desenvolvimento local e partilha de melhores práticas voltadas ao combate à pobreza no meio rural.

Enquanto isso, o regedor do Quela, soba Manuel Kituxi Zage, defende a necessidade das acções concretas da administração municipal para o combate à pobreza na região se focarem nos sectores da energia e água, saúde e educação, bem como na melhoria das vias de acesso.

O XX Encontro das Comunidades do Município do Quela, com duração de um dia, está a discutir temas como "A Implementação dos Programas Públicos de Apoio ao Desenvolvimento Local", " Plano de Desenvolvimento Local de Combate à Pobreza", "Plano Integrado de Intervenção nos municípios”, entre outros.

Depois do Quela, o encontro que junta líderes de associações comunitárias, autoridades tradicionais, representantes da administração municipal e convidados, será realizado nos municípios de Cacuso, Calandula, Malanje e Kiwaba Nzoji.

Leia também
  • 11/09/2019 15:37:34

    Vítimas da seca recebem 320 toneladas de bens alimentares

    Lubango - A Comissão Nacional de Protecção Civil entregou, nesta quarta-feira, 320 toneladas de bens alimentares diversos para apoiar a população afectada pela seca na província da Huíla.

  • 11/09/2019 12:41:44

    Governador incentiva jovens para a medicina

    Saurimo - O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, incentivou hoje, quarta-feira, os jovens a aderirem aos cursos de medicina, para colmatar a exiguidade de recursos humanos no sector e evitar ou reduzir o número de médicos estrangeiros.

  • 11/09/2019 07:05:27

    Detidos cidadãos acusados de venda e posse de arma de fogo

    Ndalatando - Dois cidadãos acusados de posse ilegal e venda de arma de fogo e de uniforme policial foram detidos nos últimos 15 dias e apresentados esta terça-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).