Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2019 | 17h14 - Actualizado em 10 Setembro de 2019 | 17h14

Homem detido quando furtava cabos electricos na Ingombota

Luanda - Um homem foi detido em flagrante delito pela Polícia Nacional quando furtava cabos electricos de condução de média tensão, na via pública, nos arredores do Cemitério do Alto das Cruzes, distrito da Ingombota, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Torre de Energia vandalizada em Luanda (Arquivo)

Foto: Pedro Parente

Segundo o oficial de informação do Comando Provincial da PN, inspector Quintino Ferreira, em declarações hoje, terça-feira, à Angop, o homem de 42 anos, foi detido na semana passada.

O oficial adiantou que segundo as explicações do homem, o preço praticado na compra de material de cobre e alumínio, no mercado clandestino, incentiva a vandalização e o roubo do material da Empresa de Distribuição de Electricidade (ENDE).

“ O homem afirmou que os cabos de cobre e alumínio são vendidos por mil kwanzas o quilo”, disse Quintino Ferreira.

Os ladrões furtam material eléctrico da rede pública, com realce para os cabos de electricidade de cobre e alumínio, armários de seccionamento, postos de transformação e de distribuição.

As zonas mais afectadas e que sofreram maiores prejuízos, em consequência dos furtos, são a Avenida Fidel Castro, distrito do Camama e a Cidade do Kilamba.

De acordo com o homem, nesta prática estão envolvidos cidadãos nacionais e estrangeiros, entre os que furtam directamente, intermediários e os compradores.

Os cabos de cobre e alumínio são comercializados em fábricas localizadas nos municípios de Viana e Cazenga, onde são fundidos, transformados e vendidos no mercado informal, com destaque para os da Madeira e Golfe.

Na madrugada desta quinta-feira,5, desconhecidos vandalizaram a cabine de seccionamento de energia eléctrica, na parte norte da Centralidade do Kilamba, município de Belas para o roubo de cabos de cobre.

De salientar que o material roubado é fundido e transformado em barras e posteriormente levado para o exterior do pais.

Mais de um bilhão e quinhentos milhões de kwanzas é prejuízo causado à ENDE pelo roubo, por desconhecidos, de material eléctrico da rede de iluminação pública nos municípios de Talatona, Belas, Cacuaco e Viana, desde 2016.

Leia também
  • 07/09/2019 23:06:15

    Jornalista empreende e lança marca de acessórios pessoais

    Luanda - A jornalista e activista social, Zenilda Volola, lançou hoje, sábado, em Luanda, a marca "Capracinha", dos seus produtos.

  • 06/09/2019 17:59:54

    Realizado Workshop sobre política de género em Luanda

    Luanda - Um Workshop de Balanço Sobre a Política Nacional Para a Igualdade e Equidade de Género a nível de Luanda foi realizado hoje (Sexta-feira) para colher opiniões dos principais intervenientes sobre o grau de implementação do referido programa.

  • 06/09/2019 17:35:26

    Mulher golpeia homem com caco de garrafa

    Luanda - Uma mulher, de 39 anos, foi detida quinta-feira, no município de Cacuaco, em Luanda, depois de ter desferido golpes com um caco de garrafa nos membros superiores de um homem de 43 anos.