Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Setembro de 2019 | 11h40 - Actualizado em 15 Setembro de 2019 | 11h35

População de Cacuale beneficia de água potável

Malanje - Dois mil habitantes do sector de Cacuale, na comuna do Bembo, município de Cangandala, já consome água potável desde sexta-feira, após a inauguração do primeiro sistema de captação, tratamento e distribuição do referido líquido, a partir do rio Cuki.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Inaugurado pelo governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, no âmbito das jornadas alusivas ao 17 de Setembro (Dia do Herói Nacional), o empreendimento tem capacidade para bombear 10 mil litros/hora e deve beneficiar também a população das localidades próximas que igualmente carecem de água, nomeadamente Mucumbi e Chacanar.

A construção do referido sistema de água enquadra-se no âmbito da política de expansão e aproximação de bens essenciais à população do meio rural.

Segundo o soba do sector do Cacuale, Miranda Gonçalves, a instalação do sistema na localidade vai ajudar a minimizar as dificuldades que os aldeões enfrentavam na obtenção de água e concorre para redução das doenças diarreicas agudas, decorrentes do consumo de água retirada directamente do rio.

Por outro lado, a autoridade tradicional pediu ao Governo no sentido de prestar também atenção ao sector da saúde e na reabilitação das vias de acesso.

Na ocasião, o governador provincial, Norberto dos Santos, reconheceu a necessidade de se intervir nas vias de acesso, porquanto o desenvolvimento daquela localidade depende, fundamentalmente, da restauração das pontes e estradas.

Exortou a administração municipal a abrir um concurso público para reabilitação das estradas e construção de pontes e pontecos.

Para além do sistema de água, o governador procedeu também à inauguração da esquadra policial da comuna do Bembo.

Leia também
  • 15/09/2019 11:04:52

    Malanje: Livegum doa bens alimentares a idosos e crianças

    Malanje - Um lote de bens alimentares diversos foi doado sábado à Casa Gaiato e ao Lar de Idosos da Maxinde, pela Liga da Velha Guarda de Malanje (Livegum), com vista a reduzir as dificuldades que as duas instituições enfrentam.

  • 14/09/2019 19:14:41

    Residência onde viveu Neto será transformada em local turístico

    Malanje - A residência onde viveu o primeiro Presidente de Angola , António Agostinho Neto,na década de 40, enquanto esteve na província a trabalhar como médico, vai ser transformada em local de interesse histórico e turístico, anunciou hoje (sábado), o governador de Malanje, Norberto dos Santos ''Kwata Kanawa''.

  • 14/09/2019 03:47:40

    Município do Cazengo ganha novas infra-estruturas sociais

    Ndalatando - O município de Cazengo, província do Cuanza Norte, ganhou sexta-feira, duas novas infra-estruturas sociais inauguradas no quadro das comemorações do 17 de Setembro - Dia do Herói Nacional, que se assinala na terça-feira próxima.