Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Setembro de 2019 | 15h46 - Actualizado em 20 Setembro de 2019 | 15h46

Polícia regista 20 mortes no final de semana prolongado

Luanda - Vinte pessoas morreram e 200 ficaram feridas em consequência de 141 acidentes de viação registados nas estradas angolanas durante o final de semana prolongado, segundo os registos da Polícia Nacional (PN) apresentados hoje (sexta-feira), em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bens apreendidos pela Policia Nacional (Arquivo)

Foto: Pedro Parente

Segundo a policia nacional, durante a apresentação do balanço da “Operação 17 de Setembro” foram registados uma média diária de 28 acidentes, entre atropelamentos, capotamentos e despistes.

No período de 12 a 17 de Setembro, segundo o balanço operativo da PN, 36 acidentes foram registados em Luanda, 14 na Huíla, nove em Benguela, seguido por Cabinda com três, Cunene, Moxico e Lunda Sul com cada dois e Malanje com apenas um caso.

A polícia Nacional aponta que na Estrada Nacional 100 aconteceram três acidentes causados pela inobservância das normas do código de estrada, excesso de velocidade e falta de precaução, que resultaram em quarto mortos e 39 feridos.

No âmbito da criminalidade, a PN registou 913 casos em todo o país que resultaram na detenção de 618 pessoas, tendo Luanda registado o maior índice criminal com 377 casos e Cunene com três casos, com o registo mais baixo.

De 12 à 17 de Setembro registaram-se dois homicídios voluntários em que foram vitimas dois agentes da polícia, sendo um ocorrido na via pública no bairro Rasta, bairro Golf, e outro no Quioche, em Benguela.

A PN deteve em flagrante delito, mil e 248 pessoas suspeitas, dos quais 657 angolanos e 591 estrangeiros. Foram detidos  149  angolanos por mandado de detenção na sequência investigativa e 183 outros durante o patrulhamento em estradas.

Dos 591 estrangeiros detidos  24 foram por violação de fronteira e outros 567 por estadia ilegal em território angolano, com destaque para 443 pessoas detidas na província do Zaire.

No período em referência, foram também desmantelados sete grupos de marginais compostos por 29 elementos que se dedicavam ao roubo de viatura e tráfico de estupefaciente nas províncias de Luanda e Huambo.

A Polícia Nacional apreendeu 32 armas de fogo, sendo 14 AKM, sete pistolas, cinco caçadeiras, três carabinas, duas mini uzi e uma fn, sendo Luanda com 23, Huambo com sete e Huíla e Benguela com cada uma.

Segundo os dados da PN, foram também apreendidas 402 viaturas (24 roubadas) e 632 motociclos (52 furtados), 39.729  quilogramas de estupefaciente (cananbis ba) e mil e 731 plantas de liamba.

Durante a operação houve a apreensão de 21 gramas de libanga, 204 tábuas de madeira, dez quilogramas de turmalina ( minério), três gramas de ouro, 318 mil kwanzas e 11 mil e 135 litros de combustível, entre outros artigos.

As forças da ordem pública recuperaram 17 armas de fogo, sendo nove em Benguela, Luanda com oito, assim como foram recuperadas três viaturas e dois motociclos.

O director de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, o comissário Orlando Paulo Bernardo, explicou ainda que a maior preocupação da corporação é a violência com que tem sido praticado os crimes.

Leia também
  • 20/09/2019 11:05:43

    Comissão de Protecção Civil transporta alimentos para Huíla

    Luanda - Duzentas e oito toneladas de produtos diversos não perecíveis serão transportadas, neste sábado, para a província da Huíla, pela Comissão Nacional de Protecção Civil para apoiar a população afectada pela seca na região.

  • 19/09/2019 20:26:29

    GPL apresenta Regulamento das Comissões de Moradores

    Luanda - O Governo da Província de Luanda apresentou, hoje (Quinta-feira), o Regulamento da Lei Orgânica sobre a Organização e Funcionalismo das Comissões de Moradores, com objectivo de esclarecer os procedimentos e requisitos necessários para a criação do organismo.

  • 19/09/2019 19:09:00

    Belas com 10 representantes na Feira do Empreendedor

    Luanda - A Administração municipal de Belas estará representada na primeira edição da Feira do Empreendedor de Luanda/2019, a ser realizada de 25 a 28 de Setembro, com dez empreendedores.