Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2019 | 15h38 - Actualizado em 09 Outubro de 2019 | 16h37

Apresentados presumiveis assaltantes de Banco em Viana

Luanda - Quatro homens, de um grupo de seis, presumíveis autores de um assalto a uma agência do banco Keve, na zona industrial, no município de Viana, em Luanda, foram apresentados hoje (quarta-feira), pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os indivíduos, com idades compreendidas entre os 25 e os 33 anos, assaltaram a referida agência bancária a 29 de Setembro e foram detidos pelo SIC na última semana.

Os seis homens, dois dos quais continuam foragidos, empunhavam armas de fogo quando desarmaram o segurança da instituição, invadiram a agência bancária e roubaram dois bilhões e 999 mil de kwanzas e vários pertences dos funcionários bancários.

Em declarações à Angop, no acto de apresentação à imprensa de 80 detidos, o porta-voz do SIC, superintendente Fernando de Carvalho, disse que os membros do grupo conheceram-se no período entre 2012 e 2015 nas cadeias Central de Luanda, Cambembeia e Caquila, onde cumpriam penas por roubo de valores monetários e ofensas corporais.

Um dos integrantes da rede faz parte de uma outra associação criminosa que se dedicava ao roubo de viaturas, em Luanda, e as comercializava na província do Zaire.

De acordo com o oficial, os detidos são autores confessos do roubo de um milhão e 500 mil kwanzas, num armazém de venda de alimentos no Cacuaco, e outros assaltos a mão armada na via pública, roubo de armas de fogo a seguranças e de motorizadas.

Durante as buscas e captura, os operativos do SIC apenas conseguiram recuperar 100 mil kwanzas, telemóveis, uma das cinco armas de fogo roubadas, duas viaturas utilizadas durante o assalto e electrodomésticos.

Por outro lado, os operativos do SIC detiveram três agentes da corporação, dois dos quais pertencentes a Unidade de Trânsito de Luanda por roubo de um cofre com cinco mil dólares norte-americanos, computadores e telemóveis no complexo residencial da Embaixada da Coreia do Norte, segunda-feira, no município da Samba.

No acto de apresentação à imprensa das ocorrências criminosas, no Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, soube-se ainda que depois da detenção dos agentes foi recuperado o cofre, um monitor de vídeo vigilância, uma pistola e uma viatura.

Por homicídio foram detidos dois jovens de 21 anos, o primeiro por ter morto a facada no bairro Rasta, no Kilamba-Kiaxi,um homem de 57 anos e o segundo foi detido no bairro do Cassenda, na Maianga, por ter morto a tiro um subinspetor do Serviço de Emigração e Estrangeiros (SME), quando conversava no interior da sua viatura.

Aos cidadãos, Fernando de Carvalho reiterou o apelo para não reagirem quando forem assaltados, de formas a protegerem a vida, e aos gestores bancários a reforçar o sistema de segurança no interior e no exterior das instituições.

Com mais de seis milhões de habitantes, fazem parte da cidade capital os municípios de Luanda, Cacuaco, Viana, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Talatona, Belas, Icolo e Bengo e Quiçama.

Leia também
  • 08/10/2019 18:56:00

    Polícia desmantela grupos de marginais no Cazenga

    Luanda - Onze grupos de marginais, que se dedicavam a prática de crimes de violação sexual a menores, arruaça, rixas, roubos e furtos com recurso a armas e fogo, foram desmantelados no município do Cazenga, em Luanda, durante uma operação policial denominada " Kutululuka".

  • 08/10/2019 16:21:33

    Mais de 10 crianças feridas em acidente de viação na Fidel Castro

    Luanda- Treze crianças, com idades entre os 12 e 14, ficaram feridas na manhã de hoje (terça-feira), em consequência do capotamento de uma viatura na Avenida Fidel Castro, município de Belas, em Luanda.

  • 07/10/2019 18:21:54

    Bombeiros em Luanda com escassos meios

    Luanda - O Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros possui escassos meios operacionais para intervir na extinção de incêndios.