Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Outubro de 2019 | 13h33 - Actualizado em 07 Outubro de 2019 | 13h33

Chuva inunda vias de Mbanza Kongo

Mbanza Kongo - Lixo e lodo espalhados pelas ruas é o cenário deixado pela chuva que caiu na noite de domingo, 6, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A enxurrada, que durou cerca de uma hora, é a primeira desta dimensão na presente época chuvosa, tendo arrastado consigo enormes quantidades de resíduos sólidos e lodo para as ruas asfaltadas e aberto mais crateras nas vias de terra batida.

A agravar a situação está o facto de as sarjetas estarem completamente entupidas, fazendo com que o volume elevado das águas da chuva inundassem algumas residências.

Esta situação recorrente, segundo alguns munícipes que falaram à Angop, prova que a cidade não está preparada para encarar a época chuvosa sem os constrangimentos acima descritos e outros.

Adão Matumona, 26 anos, disse que o lixo que se espalhou pelas ruas é o resultado dos amontoados que tardam em ser removidos de algumas artérias da cidade.

Por sua vez Eduardo Mambuene, 34 anos, aponta a obstrução das valas de drenagem como consequência da falta de redes de contenção de lixo nas sarjetas.

Suzana Makiadi, 50 anos, sugeriu às autoridades locais mais dinamia e proactividade para com as acções de limpeza da cidade, engajndo toda sociedade.

Em reacção, o director municipal do saneamento básico e espaços verdes, Manuel Futila, admitiu que a Administração Municipal de Mbanza Kongo está desprovida de meios técnicos para dar resposta eficaz à limpeza da cidade.

Os únicos meios que a Administração Municipal possui, nomeadamente um camião basculante e uma pá escavadora, têm sofrido constantes avarias mecânicas, impedindo o cumprimento deste serviço com regularidade.

Garantiu que muito brevemente será contratada uma empresa especializada para a limpeza, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos, no âmbito da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) que prevê uma rubrica para o efeito.

A cidade de Mbanza Kongo possui uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes distribuídos pelos bairros Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro.

Assuntos Chuvas   Província » Zaire  

Leia também
  • 03/10/2019 20:41:06

    Comissão de Protecção Civil aponta prioridades para evitar danos da chuva

    Luanda- A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda apontou hoje (quinta-feira) entre outras prioridades, o reinicio da limpeza das principais valas de drenagem para minimizar as consequências das chuvas na estação chuvosa 2019/2020.

  • 03/10/2019 18:04:08

    Mbanza Kongo clama por aterro sanitário

    Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, necessita de um aterro sanitário e uma incineradora para tratar os resíduos sólidos e o lixo hospitalar.

  • 02/10/2019 17:09:28

    Polícia desmantela grupo de marginais no Zaire

    Mbanza Kongo - Um grupo de supostos marginais, que se dedicava à assaltos de viaturas no troço Mbanza Kongo/Tomboco, província do Zaire, foi, nesta quarta-feira, apresentado à imprensa, pela Polícia Nacional.