Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Outubro de 2019 | 17h48 - Actualizado em 09 Outubro de 2019 | 17h50

Desactivadas cinco mil ligações ilegais de água em Viana

Luanda - Cinco mil ligações ilegais de água foram hoje (quarta-feira) desactivadas no distrito da Estalagem, no município de Viana, em Luanda, numa acção dirigida pela Direcção local de Energia e Água.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Garimpo de água.

Foto: Cedida pela fonte

Em declarações à imprensa, o director municipal do sector de Energia e Água, José António, disse que o “garimpo de água”  prejudica os cofres do Estado, bem como as várias famílias que deixam de beneficiar do abastecimento de água.

De acordo com o director, nos próximos dias o trabalho de desativação de ligações ilegais vai estender-se aos bairros da Fofoca, no KM9, e nos Mulenvos de Cima, localidades consideradas críticas.

O responsável acrescentou, por outro lado, que o garimpo de água em Viana tornou-se preocupante e foi criada uma comissão multisectorial no município para controlar esse fenómeno.

O coordenador da comissão de moradores do bairro 4 de Abril, local onde foi desativado o garimpo, Rafael Kiala, disse que existem famílias que não beneficiam da água da rede pública há 16 anos, devido a vandalização da conduta.

Rafael Kiala informou que muitas famílias foram obrigadas a abandonar as  residências devido as inundações provocadas pelo garimpo da água.

A EPAL perde diariamente nove milhões de kwanzas em consequência do garimpo de água e desvio de condutas.

Repetidas vezes, a empresa de água tem denunciado os desvios de água a partir das sua condutas, uma prática que afecta substancialmente os outros consumidores.

O município de Viana, que dista 20 quilómetros do centro da cidade capital, é composto por seis distritos urbanos: Vila Flor, Zango, Baia, Kicuxi, Estalagem e Viana (sede) e a  comuna do Calumbo.

Leia também
  • 09/10/2019 16:49:31

    Serviço de bombeiros no Cazenga capacita voluntários

    Luanda - Cinquenta pessoas, pertencentes as comissões de moradores do município do Cazenga, em Luanda, estão a ser formadas desde terça-feira em primeiros socorros, natação e atendimentos pré-hospitalar pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

  • 09/10/2019 15:38:49

    Apresentados presumiveis assaltantes de Banco em Viana

    Luanda - Quatro homens, de um grupo de seis, presumíveis autores de um assalto a uma agência do banco Keve, na zona industrial, no município de Viana, em Luanda, foram apresentados hoje (quarta-feira), pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

  • 08/10/2019 18:56:00

    Polícia desmantela grupos de marginais no Cazenga

    Luanda - Onze grupos de marginais, que se dedicavam a prática de crimes de violação sexual a menores, arruaça, rixas, roubos e furtos com recurso a armas e fogo, foram desmantelados no município do Cazenga, em Luanda, durante uma operação policial denominada " Kutululuka".