Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Outubro de 2019 | 18h11 - Actualizado em 30 Outubro de 2019 | 19h45

MPLA felicita Angop

Luanda - O Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA felicitou o Conselho de Administração da Angop, os seus jornalistas e colaboradores pela adopção de medidas que têm resultado no melhoramento da qualidade do serviço público de informação prestado à sociedade angolana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

angop comemora 44º aniversário

Foto: Angop

Segundo uma nota dessa organização partidária, enviada hoje, quarta-feira, à Angop, em Luanda, a propósito do 44º aniversário desta agência noticiosa, que hoje se assinala, o MPLA está ciente que, não obstante as dificuldades reinantes, a Angop continua fortemente empenhada na prossecução da sua missão, pautando a sua acção informativa no estrito respeito pela ética e deontologia profissional, isenção e respeito pelos direitos e garantias constitucionais dos cidadãos.

“Neste 44º aniversário, o Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, manifesta confiança de que a Angop continuará a ser um veículo importante na promoção da paz, da democracia, da unidade e reconciliação nacional”, frisa.

Por sua vez, o Ministério da Defesa Nacional saúda os profissionais da Angop e deseja êxitos na sua missão de recolher, tratar e distribuir informação sobre a actualidade nacional e internacional.

Benguela

O governador provincial de Benguela, Rui Falcão, exaltou, nesta quarta-feira, a entrega e sentido de missão dos quadros da Angop, atributos pelos quais conquistaram prestígio e contribuíram para a consolidação da paz e democracia ao longo de 44 anos de existência.

Numa mensagem de felicitações endereçada ao Conselho de Administração da Angop, em alusão aos 44 anos de existência desta instituição do sector da Comunicação Social, Rui Falcão avança que os jornalistas e outros quadros da agência têm contribuído de forma significativa nas principais etapas da história do país e na mobilização da nação para os seus ingentes desafios no resgate dos valores cívicos, morais e patrióticos.

Por outro lado, a Delegação Provincial do Ministério do Interior de Benguela, na sua mensagem de felicitações, enalteceu o elevado nível de competência e profissionalismo dos quadros da Angop, cuja instituição tem dimensão mundial.

A Angop em Benguela recebeu ainda felicitações da direcção provincial do Comité provincial do MPLA.

Uíge

O Governo Província do Uíge destacou hoje a dedicação e o empenho dos profissionais da Agência Angola Press no sentido de manter informado o público sobre os factos mais candentes do país e do estrangeiro.

Em nota, a propósito do 44º aniversário desta agência noticiosa, o Governo Provincial do Uíge reconhece a melhoria dos serviços prestados por essa empresa, principalmente na divulgação de factos relevantes do país e de outras regiões do mundo.

Destacou o talento e brio profissional evidenciados pelos jornalistas da Angop, que têm sabido cumprir a sua missão de informar e formar o público.

"O Governo da Província do Uíge reconhece o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Angop, não obstante algumas dificuldades com que se debatem", e reitera a sua total disposição de continuar a prestar o apoio institucional aos seus profissionais, ressalta.

Zaire

O Governo Provincial do Zaire encorajou os profissionais da Angop para a contínua observância do princípio do contraditório na abordagem de matérias noticiosas.

Numa mensagem, por ocasião do 44º aniversário desta empresa da comunicação social, o Governo Provincial do Zaire lembrou que o cruzamento das fontes garante uma informação isenta, responsável, plural  e independente.

“O Governo Provincial do Zaire reconhece o imprescindível papel da Angop na recolha, tratamento e divulgação de conteúdos informativos que ajudam a manter a sociedade actualizada”, salienta.

Huíla

O governador provincial da Huía, Luís Nunes, elogiou igualmente a prontidão e competência dos profissionais da Angop, no processo de recolha, tratamento e divulgação de notícias.

Numa mensagem de felicitação, pelo 44º aniversário da Angop, governador provincial disse que a agência tem produzido conteúdos noticiosos importantes sobre a realidade do país e do estrangeiro, informando fielmente os seus usuários.

Segundo Luís Nunes, é notória a evolução tecnológica dos serviços da Angop, que está a oferecer ao público o texto, fotografia e vídeo, inovações que ajudam a elevar a qualidade dos trabalhos da agência.

Cuanza Norte

O procurador da República junto do Tribunal de Comarca do Cazengo, Alberto Lemos, instou terça-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, os jornalistas a estarem comprometidos com os princípios éticos e deontológicos da profissão.

O magistrado dirigiu esse pronunciamento a jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social, durante uma palestra sobre “As incompatibilidades no exercício do jornalismo”, promovida pela delegação local da Angop, no âmbito das comemorações do 44º aniversário desta agência noticiosa.

Segundo o magistrado, a ideia do legislador em limitar e estabelecer incompatibilidades aos jornalistas, pretendeu apenas salvaguardar a credibilidade da informação colocada à disposição da sociedade.

Afirmou ser imperioso que esta informação seja tratada apenas por jornalistas comprometidos com os princípios deontológicos da profissão, de modos a se evitar “aventureiros” na classe.

Referiu que o exercício da actividade jornalística e as suas incompatibilidades têm sido, desde então, motivo para acesos debates no seio da classe, no sentido de harmonizar os interesses dos jornalistas.

Itália

Na sua mensagem, a embaixadora de Angola na Itália, Fátima Jardim, augura que a transparência, objectividade e isenção, continuem a ser os pilares da Angop, na sua missão de informar, educar e entreter.

A embaixadora sublinha que a  ANGOP é hoje uma fonte de “referência incontornável” no país e no mundo, pela difusão e abordagem “isenta” das principais realizações e conquistas alcançadas em Angola, nos campos político, económico, social, cultural e desportivo.

Na sua saudação, Fátima Jardim destaca, também, a introdução do serviço multimédia na agenda da agência, bem como a formação contínua dos seus trabalhadores.

Leia também
  • 30/10/2019 15:13:02

    FAO assiste 2 mil e 500 famílias na Huíla e Cunene

    Lubango - Duas mil e 500 famílias das províncias da Huíla e do Cunene estão a ser assistidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com a distribuição de sementes e implementação de pequenas hortas, no âmbito do projecto de intervenção e resposta à seca das Nações Unidas, informou à imprensa fonte institucional.

  • 30/10/2019 14:16:16

    Jovens vítimas de picadelas de cobra em Cambambe

    Ndalatando - Dois jovens morreram, nesta quarta-feira, na cidade do Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, vítimas de mordedura de uma cobra.

  • 30/10/2019 14:11:22

    Queda de mamoeiro mata criança no Tomboco

    Mbanza Kongo - Uma criança de oito anos de idade morreu terça-feira, na vila do Tomboco, província do Zaire, em consequência da queda de um mamoeiro ocorrida no interior de um quintal.