Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Janeiro de 2020 | 13h43 - Actualizado em 14 Janeiro de 2020 | 14h28

Kilamba regista melhorias em segurança pública

Luanda - Um projecto denominado "A Nossa Esquadra" está a ser implementado no Distrito Urbano do Kilamba, para melhorar a segurança pública na área, informou a comandante da 52ª esquadra, Inspectora-chefe Gorete Fernando.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Centralidade do Kilamba

Foto: Francisco Miúdo

De acordo com a comandante, o projecto é uma nova filosofia de policiamento que traz consigo serviços e dinâmicas de actuação policial que contribuiram para a melhoria significativa da segurança pública a nível da Centralidade do Kilamba e em outras áreas.

Hoje, continuou, a situação de segurança pública na área é estável e regular, com o registo de um a dois casos por dia. Mas, de acordo com Gorete Fernando, há dias em que não se registam ocorrências, fruto das medidas que têm sido tomadas no âmbito do policiamento e da prevenção primária e geral.

A Inspectora-chefe que falava à Angop a propósito do plano de férias "Meu Kamba", que está a ser implementado pela corporação, disse que actuamente a centralidade apresenta um quadro diferente no que diz respeito a tipologia criminal.

Anteriormente, esclareceu, o Kilamba tinha registos de casos de roubos em interior de residências e acessórios de viaturas, hoje o quadro reverteu e a situação preocupante tem sido a violência doméstica.

Informou que a polícia tem recebido muitos casos de violência doméstica, principalmente aos finais de semana e do mês.

Indicou que no Kilamba existem muitas zonas de lazer e no final de semana há um incremento na ingestão de bebidas alcoólicas, que acaba muitas vezes em desentendimento entre casais.

Aos finais do mês, explicou, os casos de violência doméstica estão associados à falta de prestação de alimentos.

Pontualizou que em média se tem registado três a quatro casos de violência doméstica, desde o último semestre de 2019.

O plano de férias "Polícia Meu Kamba" visa uma aproximação saudável entre a polícia e a comunidade e a promoção do equilíbrio psicomotor das crianças, adolescentes e adultos.

Visa, igualmente, dar a conhecer o trabalho da polícia, porque, segundo os mentores do projecto, a falta de conhecimento dos serviços e de uma relação saudável entre o cidadão e o polícia muitas vezes gera o sentimento de medo e de desconforto.

“O polícia é um cidadão do bem que tem a missão de garantir a segurança, a ordem e o bem estar e é importante que tenha boa relação com a comunidade”, frisou.

O plano é um projecto piloto e está a ser implementado, numa primeira fase, em duas esquadras do Distrito Urbano do Kilamba.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 14/01/2020 14:26:37

    EPAL-E.P restringe fornecimento de água

    Luanda - A Empresa Pública de Águas EPAL-E.P está a restringir, o fornecimento de água potável em algumas áreas da província de Luanda, devido o aumento do nível de turvação de água, resultante das quedas pluviométricas verificadas na capital .

  • 14/01/2020 11:37:59

    Accionado plano de contingência em Luanda

    Luanda - A Comissão provincial de Protecção Civil de Luanda está a implementar, durante este período chuvoso em alguns municípios, um plano de auto contingência global e específico face as chuvas que caem na capital.

  • 11/01/2020 11:43:41

    Administrador de Viana defende reforço de programa de municipalização

    Luanda - O Administrador do Município de Viana, Fernando Eduardo Manuel, defendeu nesta sexta-feira, o reforço do Programa de Municipalização da Acção Social, a dinamização do atendimento nos centros de apoio social e na assistência á famílias em situação de vulnerabilidade extrema.