Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Janeiro de 2020 | 22h54 - Actualizado em 22 Janeiro de 2020 | 09h28

Ministro anuncia formação de jornalistas na China

Cuito - Cinquenta jornalistas de distintos órgãos de Comunicação Social vão ser enviados à China, ainda este ano, para formação em sistema inglês numa Universidade de Beijing, anunciou hoje (terça-feira), no Cuito, província do Bié, o ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino

Foto: Leonardo Castro

O ministro, que forneceu esta informação num encontro de auscultação das preocupações dos funcionários do sector no Bié, durante a sua visita de trabalho à província, disse que, além da reestruturação e modernização dos órgãos, a formação de quadros é outra prioridade, para adequá-los aos equipamentos adquiridos.

Disse que a formação dos 50 profissionais insere-se nos acordos de cooperação com outros países nesse domínio, clarificando que os jornalistas serão formados no sistema de língua inglesa durante, pelo menos, um ano e seis meses.

O governante angolano reiterou que o plano de formação do sector prevê ainda o reforço do papel interventivo do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), que, no seu entender, terá a competência de certificar o jornalista para o exercício da actividade.

O CEFOJOR, prosseguiu, terá a missão de estabelecer acordos de cooperação com os governos provinciais, para que, no âmbito do processo de cooperação e de sua comparticipação, se dê prioridade à formação, face às necessidades locais.

Segundo Nuno Caldas Albino, dentro do plano de reforma institucional, será criado um Centro de Pesquisa da Comunicação Social, que estará acoplado ao CEFOJOR.

Integram a delegação ministerial os presidentes dos conselhos de administração da ANGOP, Josué Salusuva Isaias, da Rádio Nacional de Angola (RNA), Marcos Lopes, e da Televisão Pública de Angola (TPA), Francisco Mendes, bem como outros quadros seniores do Ministério.

Leia também
  • 22/01/2020 08:26:24

    Ministro da Comunicação Social a caminho do Huambo

    Cuito - O ministro da Comunicação Social, Nuno dos Anjos Albino, deixou a cidade do Cuito, na manhã de hoje (quarta-feira), com destino ao Huambo, depois de efectuar uma visita de trabalho de 24 horas à província do Bié.

  • 21/01/2020 23:44:18

    Governante faz balanço positivo na visita ao Bié

    Cuito - O ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, considerou terça-feira, no Cuito, positivo o resultado da sua visita de 24 horas ao Bié, por permitir auscultar os principais problemas da classe e cumprir todo programa proposto.

  • 21/01/2020 22:04:34

    ANGOP prepara aplicação do qualificador - diz PCA

    Cuito - A aplicação do qualificador, já aprovado pelo Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social (MAPTSS), na Agência Angola Press (ANGOP), vai ocorrer tão logo sejam disponibilizadas as verbas para reforço dos salários, informou hoje o seu Presidente do Conselho de Administração (PCA), Josué Salusuva Isaías.