Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Janeiro de 2020 | 16h24 - Actualizado em 20 Janeiro de 2020 | 17h17

Novo comandante do SPCB aposta em acções preventivas

Huambo - A dinamização do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), através do aprimoramento das acções de prevenção, como forma de cultivar o sentimento de segurança nas comunidades, constitui, entre outras, a principal aposta do novo comandante deste órgão na província do Huambo, comissário bombeiro José Pinto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Acto de apresentação do novo comandante dos Bombeiros no Huambo

Foto: Aurélio Janeiro

Novo comandante do SPCB, comissário bombeiro José Pinto

Foto: Aurélio Janeiro

Esta vontade foi manifestada momentos depois de ter sido apresentado aos membros do Conselho Consultivo da delegação local do Ministério do Interior (MININT) e do Comando da Polícia Nacional, em substituição do também comissário bombeiro Joaquim Domingos António, transferido para exercer as mesmas funções em Luanda.

Em cerimónia presidida pelo comandante nacional adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, comissário bombeiro José Caculo, na presença do delegado do MININT Francisco Monteiro Ribas da Silva, o novo comandante do SPCB disse que vai dar continuidade ao plano de acção existente, com vista a responder as emergências das catástrofes e outras calamidades naturais.

“Os planos existem e viemos para trabalhar na continuidade, começando pela dinamização do serviço de protecção civil e bombeiros, numa altura em que as chuvas vão se batendo com muita intensidade ao nível da província do Huambo, provocando, deste modo, graves consequências para a população”, enfatizou o oficial comissário Bombeiro, transferido da Huíla para o Huambo.

Outro facto importante, segundo o responsável bombeiro, tem a ver com a elevação dos níveis de disciplina, por parte do efectivo que, em breve, vai beneficiar de novos meios para minorar as dificuldades com que se debate em termos de equipamentos.

Ao intervir no acto, o delegado do Ministério do Interior no Huambo, Francisco Monteiro Ribas da Silva realçou que a camaradagem e o espírito de equipa constituem factores indispensáveis no alcance dos resultados desejados, daí a necessidade da conjugação de sinergias no trabalho que deve existir para elevar os níveis de segurança da população.

Por isso, considera importante que haja uma relação estreita entre os órgãos do Ministério do Interior, muitas das vezes comparados com os cinco dedos da palma mão, em que cada um desempenha o seu papel, mas precisando do outro, com objectivo de responder, da melhor forma, às solicitações dos cidadãos, em caso de alteração da ordem pública, catástrofes e outras situações.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros é o órgão do Ministério do Interior, criado para coordenar a actividade de  prevenção e socorro, em caso de calamidades, inundações, extinção de incêndios, naufrágios, acidentes de viação, ferroviários e de aviação em todo território nacional.

Além deste, o Ministério do Interior, enquanto órgão da administração central do Estado responsável pela execução das políticas de segurança pública, conta ainda com a Polícia Nacional, Serviço de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiros (SME) e Serviço Penitenciário (SP).

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 20/01/2020 16:30:05

    Detida cidadã acusada de assassinar vizinho na comuna da Chipipa

    Huambo - Um cidadã solteira de 39 anos de idade foi detida esta semana, na comuna da Chipipa, município do Huambo, depois de acusada do crime de assassinato, em plena via pública, de um dos seus vizinhos, identificado por Manuel Graciano, com o qual se desentendeu.

  • 20/01/2020 16:13:19

    INEFOP alarga leque de formação técnico-profissional no Huambo

    Huambo - Cinco novos cursos técnico-profissionais: maquilhagem, cabeleireiro, decoração, cozinha e Auto-Cad (programa de software de Desenho Assistido por Computador em 2D e 3D), foram colocados à disposição dos jovens da província do Huambo pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), com objectivo de fomentar o auto-emprego.

  • 18/01/2020 18:19:26

    Explosão de engenho causa ferimentos graves a uma criança

    Huambo - Um menor, de aparentemente 10 anos de idade, ficou gravemente ferido este sábado, na cidade do Huambo, devido a explosão de um engenho numa das lixeiras próximas ao super-mercado Kero, no bairro de São João.