Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Janeiro de 2020 | 13h15 - Actualizado em 27 Janeiro de 2020 | 13h14

Chuva desaloja 5.033 famílias na Lunda Sul

Saurimo - Cinco mil e 33 famílias da província da Lunda sul ficaram desalojadas devido a forte chuva, que se abate na região, destruíndo 1.355 residências, revelou hoje (segunda-feira), em Saurimo, o director em exercício do gabinete provincial da Família e Igualdade do Género, Venâncio Menga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Sul: Consequências das chuvas na Lunda Sul

Foto: Pedro Parente

Em declarações à Angop, o responsável informou para apoiar as vítimas foi criado um plano de contingência a ser traçado pelo governo provincial, para aquisição de chapas de zinco e outros bens.

Explicou existir actualmente no armazém da instituição cerca de 500 chapas, 95 caixas de óleo alimentar e 10 balões de roupa usada, um número considerado exíguo para suprir as dificuldades das vítimas.

Venâncio Menga apelou as famílias a deixarem de construir residências nas linhas de água e em zonas de risco, para evitar mortes e danos materiais.

Por seu turno, o administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, informou que a administração já tem preparado espaços propícios para permitir a população construir residências dignas e de carácter definitivo, alguns deles já foram distribuídos.

A população da Lunda Sul é de 537 mil e 587 cidadãos, distribuídos em quatro municípios (Saurimo, Cacolo, Dala e Muconda).

Leia também
  • 27/01/2020 16:58:15

    Famílias do "estaleiro do Sequele" serão realojadas

    Luanda - Doze famílias residentes num estaleiro de empreiteiros chineses, na Centralidade do Sequele, município de Cacuaco, província de Luanda, há mais de cinco anos, serão realojadas noutras áreas da capital do país até ao dia 07 de Fevereiro deste ano.

  • 27/01/2020 12:11:48

    Ministra quer engajamento de todos na luta contra pobreza

    Luanda - A ministra da Acção social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, pediu hoje, segunda-feira, em Luanda, o engajamento da Unidade de Acompanhamento e Supervisão do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza para a maximização de tempo e de recursos.

  • 27/01/2020 00:34:08

    Meliantes assaltam Capela das Irmãs Canossianas

    Luena - Meliantes assaltaram na madrugada de domingo, a Capela das Irmãs Canossianas, afecta à Igreja Católica, localizada no Bairro Sacalumbo, arredores da cidade do Luena, levando consigo vários objectos sagrados.