Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Janeiro de 2020 | 16h28 - Actualizado em 27 Janeiro de 2020 | 16h32

Cunene necessita de centro de protecção às vítimas de violência

Ondjiva - A directora provincial em exercício do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cunene, Rosa Bernardo, disse hoje, segunda-feira, em Ondjiva, que a região carece de centro de acolhimento e protecção das mulheres vítimas da violência doméstica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, sobre as acções do sector, Rosa Bernardo reconheceu que a falta de um espaço do género na província do Cunene condiciona o processo de abrigar as mulheres vítimas de violência física e sexual.

Neste tipo de centro, ressaltou, as vítimas podem beneficiar de acompanhamento psicológico de modo a recuperar a sua auto-estima e dignidade.

Fez saber que o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Cunene já remeteu ao governo local um projecto para a construção de um centro de acolhimento e protecção social das mulheres vítimas de violência.

Salientou que o projecto está inserido no Programa de Investimento Público (PIP) para 2020 e contempla ainda serviços de apoios a pessoas idosas e em situação de extrema vulnerabilidade.

A província do Cunene, em 2019, registou 230 casos de violência doméstica, menos 49 em relação ao ano de 2018.

A Lei contra a Violência Doméstica (Lei nº 25/11 de 14 de Julho) adopta um conjunto de medidas de apoio e protecção da vítima, das quais se destaca a possibilidade de encaminhamento para espaços de abrigo, sempre que a gravidade da situação determine, assim como a restrição de contactos entre o agressor e a agredida.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 24/01/2020 17:32:07

    Cunene: Curoca aguarda por serviços da justiça

    Ondjiva - O município do Curoca, na província do Cunene, deverá ver instalados, ainda este ano, os serviços de emissão do bilhete de identidade, anunciou, quarta-feira, o delegado da Justiça e dos Direitos Humanos, Gabriel Ndemupomito.

  • 24/01/2020 14:45:54

    Gestores detidos acusados do desvio de 13 milhões de Kwanzas

    Ondjiva - O director geral e sub-director administrativo da escola do Magistério Primário do município de Namacunde, província do Cunene, encontram-se, desde o dia 10 de Janeiro deste ano, detidos em Ondjiva, por suposto desvio de 13 milhões de Kwanzas.

  • 24/01/2020 02:42:43

    Contadores de água roubados em Santa-Clara

    Ondjiva - Cerca de quatrocentos contadores de água foram roubados entre Dezembro de 2019 a Janeiro deste ano, em Santa-Clara (Cunene), informou o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas, Domingos Agostinho.