Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Janeiro de 2020 | 17h39 - Actualizado em 27 Janeiro de 2020 | 17h39

Falsos antigos combatentes retirados do sistema no Zaire

Mbanza Kongo - O Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra da província do Zaire iniciou hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo, o processo de recadastramento e prova de vida dos assistidos, para eliminar falsos pensionistas da base de dados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (arquivo)

Foto: David Dias

Este processo de recadastramento e prova de vida dos pensionistas do regime de protecção especial concedido aos antigos combatentes vai abranger os seis municípios da província do Zaire, por tempo indeterminado, o trabalho será assegurado por 14 técnicos dos ministérios dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e das Finanças, respectivamente.

Ao discursar no acto de lançamento deste processo de recadastramento e prova de vida, o governador da província do Zaire, Pedro Júlia, exortou aos técnicos empenho no trabalho e solicitou a aos beneficiários colaboração para o êxito da campanha.

Por sua vez, o assessor do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria José Chissola disse que o processo abrange os portadores de deficiência, viúvas e órfãos de guerra e antigos guerrilheiros.

Lembrou que, a protecção especial beneficia todo o cidadão que tenha participado ou contribuído na luta de libertação nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975, e na defesa da pátria.

A pensão atribuída mensalmente a essa franja da sociedade é de 23 mil Kwanzas, além de ter outras regalias como assistência médica e medicamentosa, subvenção dos preços dos serviços de água potável e energia eléctrica, apoio em projectos agrícolas, entre outros ganhos.

O Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Zaire controla dois mil assistidos na sua base de dados, número a ser confirmado ou reduzido no decorrer desta campanha.

 

Leia também
  • 26/01/2020 14:55:18

    Zaire: Minint apela ao domínio das ferramentas

    Mbanza Kongo - A actual dinâmica nas organizações exige de cada um dos quadros o domínio das ferramentas e os conhecimentos que o possibilite a desenvolver a actividade com profissionalismo, afirmou neste sábado, em Mbanza Kongo, o delegado provincial do Zaire do Ministério do Interior (Minint), Manuel Gonçalves.

  • 24/01/2020 01:08:00

    INEA instala ponte metálica sobre rio Mpozo

    Mbanza Kongo - Uma ponte metálica começa a ser montada nos próximos dias sobre o rio Mpozo, na Estrada Nacional 120, que liga Mbanza Kongo ao município fronteiriço do Nóqui, anunciou quinta-feira o director provincial do Zaire do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Manuel Diangani.

  • 22/01/2020 18:50:20

    Acidente rodoviário provoca morte em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Um morto e danos materiais por avaliar é o resultado de um acidente de viação ocorrido hoje, quarta-feira, na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.