Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Janeiro de 2020 | 12h49 - Actualizado em 28 Janeiro de 2020 | 13h25

Linha de apoio às crianças entra em funcionamento em Abril

Luanda - Uma linha telefónica para apoio às crianças e aos adolescentes, denominada Ajuda SOS - Criança, será lançada pelo Instituto Nacional da Criança (Inac) em Abril próximo, visando a prevenção, cuidado, promoção da educação, informação e comunicação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Paulo Kalessi anuncia linha telefónica SOS criança

Foto: Rosario dos Santos

A linha, com o número 15015, visa complementar os esforços do Executivo, criando mais um mecanismo para facilitar o acesso da criança aos serviços que devem estar ao seu auxílio, respondendo a uma das recomendações concretas do comité sobre os direitos da criança no seu último relatório do estado angolano.

O sistema de referenciamento define o marco geral para a coordenação da prestação intersectorial de serviços de protecção da criança.

Segundo o director do INAC, Paulo Kalessi que fez o anúncio hoje (terça-feira), em Luanda, a iniciativa tem como objectivo dar apoio e atendimento as crianças vítimas de violência.

O director explicou que as chamadas serão gratuitas, anónimas e confidenciais e numa primeira fase vão trabalhar nos dias normais de trabalho (8H00/15H30) e posteriormente 24 horas por dia.

Ao longo de 2019, Paulo Kalessi disse que foram capacitadas aproximadamente mil técnicos das diferentes áreas que devem colaborar para garantir uma gestão de casos eficaz, célere e respeitando sempre a privacidade da criança.

A criação da linha vai trabalhar no call center do INAC com técnicos devidamente formados e capacitados para responder com a demanda dos casos de violência contra as crianças.

O sistema de referenciamento, prosseguiu o director, vai contar com o apoio da polícia nacional, Unicef, bombeiros e acção social nos municípios para assegurar com prontidão a prestação de serviços.

“Para operacionalizar estes novos serviços o INAC em parceria com a Unicef, vem investindo fortemente no reforço das capacidades dos técnicos ao longo do último ano para garantir que a resposta seja dada frente a casos de violência e vulnerabilidade”, disse.

Assuntos Criança   Sociedade  

Leia também
  • 28/01/2020 16:10:36

    Jornalistas formados sobre novo paradigma da acção social

    Luanda - Jornalistas de diversos órgãos foram hoje (terça-feria) esclarecidos sobre o novo paradigma da acção social, num seminário organizado pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (Masfamu).

  • 28/01/2020 15:21:25

    Chuva causa 14 mortes no Cuando Cubango

    Menongue - Catorze pessoas morreram na província do Cuando Cubango, em 2019, em consequência da chuva acompanhada de raios, menos 10 em relação a igual período de 2018, informou hoje (terça-feira) à Angop o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Júlio Mualita.

  • 28/01/2020 14:53:09

    Mais de 1 milhão de metros quadrados livres de minas

    Malanje - Um milhão 925 mil e 504 metros quadrados, além dos 216 quilómetros de linha de transporte de energia eléctrica, foram desminados em 2019 nos municípios de Malanje, Calandula, Cacuso e Cangandala, pela comissão provincial de acção contra minas.