Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Fevereiro de 2020 | 17h23 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2020 | 17h22

Estudantes querem pólos universitários na Lunda Sul

Saurimo - A União Nacional de Estudantes Angolanos (UNE-Angola) recomendou, nesta quarta-feira, ao governo provincial da Lunda Sul a construção de pólos universitários e centros de formação técnico-profissional, nos municípios.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A recomendação saiu de um encontro de auscultação entre o governador provincial,  responsáveis da UNE-Angola e o governador provincial Danile Neto e os responsáveis da UNE-Angola, que querem, de igual modo,  o  aprimoramento da qualidade das infra-estruturas escolares e a institucionalização de um plano motivador dos docentes.

A província da Lunda Sul conta com três instituições do ensino superior, nomeadamente, a  Escola Superior Politécnica, com 54 salas de aula, onde se leccionam os cursos de Construção Civil, Metalurgia e Materiais, Electromecânica, Informática, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Ciências Sociais e Humanas, Administração e Gestão e Enfermagem.

Já o Instituto Superior Politécnico Lusíada, instituição de cariz privado, tem os cursos Direito, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Economia.  

A UNE-Angola apontou ainda a necessidade de se corrigir o processo de distribuição da merenda escolar, a falta de laboratórios em alguns institutos médios, iluminação e fontes de energia alternativa para o ensino nocturno e transporte escolar.

Em resposta as preocupações dos estudantes, o governador Daniel Neto afirmou que o Executivo tudo está a fazer para satisfazer às necessidades da juventude e solicitou também a UNE-Angola a promover acções em benefício da comunidade, com maior incidência a moralização e divulgação das acções que o Executivo leva a cabo para o desenvolvimento do país.

Daniel Neto procedeu a entrega de material de escritório, com destaque para impressoras, computadores, projectores, entre outros meios, para melhorar as condições de trabalho da associação.

Leia também
  • 12/02/2020 13:05:46

    Angola virada para uma imprensa mais livre e responsável - Ministro

    Icolo e Bengo - A consolidação de uma imprensa cada vez mais livre no seu dever de informar, mais eficaz no interesse público e mais responsável no exercício jornalístico foram apontados como desafios pelo ministro da Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino.

  • 12/02/2020 12:37:01

    Antigos combatentes começam a ser cadastrados no Namibe

    Moçâmedes - O recadastramento dos antigos combatentes da província do Namibe foi lançado hoje (quarta-feira), em Moçâmendes, numa actividade orientada pelo secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, tenente general Domingos André Tchikanha.

  • 11/02/2020 17:09:13

    Detido cidadão por falsificação na Lunda Sul

    Saurimo - A Polícia Nacional na província da Lunda Sul procedeu, nesta terça-feira, a detenção de Jorge Dala, cidadão da República Democrática do Congo (RDC), por posse de assento de nascimento falso.