Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Fevereiro de 2020 | 08h39 - Actualizado em 15 Fevereiro de 2020 | 08h39

Resenha Social: Conselho Consultivo da Comunicação Social marca semana

Luanda- O Conselho Consultivo do Ministério da Comunicação Social dominou os noticiários da semana que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O evento serviu para se analisar o estado actual do sector, com abordagens de questões relacionadas com a  reestruturação e modernização dos institutos e empresas públicas do sector e a  expansão e recepção dos sinais de rádio, televisão e migração digital.

Na vertente educativa mereceu destaque o anuncio do Ministério da Educação (MED) sobre o processo do distribuição gratuito dos manuais escolares do ensino primário nas escolas nacionais.

Com seis milhões de alunos matriculados no ensino primário, o MED mandou produzir 37 milhões e 500 mil manuais e fichas para atender as necessidades.

Ainda neste domínio, destacou-se, ao longo da semana, a jornada de campo da ministra Ana Paula Tuavanje Elias às escolas Ngola Mbandi, complexo escolar do ensino especial e ao Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL), com o intuito aferir as condições estruturais, de trabalho e sociais.

A visita serviu para a ministra efectuar um levantamento exaustivo sobre as condições das infra-estruturais, com a Ngola Mbandi a mostrar-se em estado lastimável.

Mereceu ainda destaque noticioso a orientação do Ministério das Finanças para a manutenção do preço das propinas, provisoriamente, enquanto se aguarda pela aprovação, promulgação e divulgação do diploma legal em discussão.

O encontro sobre a Revisão e Actualização da Política Nacional da Primeira Infância em Angola, numa promoção do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), mereceu igualmente destaque noticioso no decorrer da semana finda.

O Masfamu, através do Instituto Nacional da Criança (INAC), em parceria com o Unicef, desenvolveu os fluxogramas e parâmetros de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, instrumento que pode reforçar os mecanismos de protecção, no âmbito da actual Proposta da Política Nacional da Primeira Infância.

Ao longo da semana mereceu também atenção a apresentação do plano nacional de contingência que, segundo o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, deve privilegiar a desconcentração administrativa, por haver situações cujas reacções serão prontas e imediatas, exigindo capacidade de intervenção local.

O ministro, que falava na abertura da conferência sobre “Plano de contingência”, acredita e considera fundamental as ideias para a concepção de um plano de contingência, que privilegie a necessidade de uma maior e estrita coordenação entre os diferentes intervenientes no processo.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 13/02/2020 22:49:17

    MCS prevê atribuir quotas de formação aos órgãos privados

    Luanda - O Ministério da Comunicação Social (MCS) prevê atribuir quotas aos órgãos privados para a formação dos seus profissionais, afirmou, nesta quinta-feira, em Catete, o titular da pasta, Nuno Albino.

  • 13/02/2020 20:53:18

    Conselho Consultivo recomenda reforço do sistema de comunicação

    Luanda- A criação de condições para o reforço do sistema de comunicação social democrático, diversificado e plural, tendentes a garantir os direitos, liberdades e as garantias dos cidadãos consta entre as recomendações saídas do XIV Conselho Consultivo do Ministério da Comunicação Social.

  • 13/02/2020 17:41:26

    GCII manifestam abertura

    Catete - Os Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII) dos departamentos ministeriais manifestaram, nesta quinta-feira, em Catete, total abertura, interacção e colaboração com os órgãos de comunicação social.