Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Fevereiro de 2020 | 13h06 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2020 | 13h05

Bié com mais de 400 furos de água avariados

Cuito - Quatrocentos e 60 furos de água potável construídos nos últimos seis anos, nas aldeias e sedes comunas dos nove municípios da província do Bié, estão avariados devido as acções de sabotagem por parte da população.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma nota do Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos a que a Angop teve hoje (sexta-feira), as avarias resultam do manuseamento incorrecto das comunidades, assim como sabotagem dos acessórios.

A província do Bié, lê-se no documento, conta com 561 pontos de água potável operacionais. Para este ano se prevê a recuperação dos 460 avariados, para melhorar a qualidade de vida da população.

O Governo, através das administrações municipais em parceria com instituições sociais, desenvolve acções de sensibilização para a  população desinfectar a água retirada em locais impróprios (cacimbas, rios e outros).  

Em 2019, entraram em funcionamento quatro novos sistemas de água, nos municípios do Cuito, Nhârea, Cunhinga e Cuemba, com capacidade para produzir mil e 312 metros cúbicos por hora, com nove mil 375 ligações e 46 chafarizes.

Os referidos sistemas beneficiam 109 mil 205 cidadãos.

A província do Bié, centro de Angola, tem um milhão e 455 mil e 255 habitantes, distribuídos municípios do Andulo, Cuemba, Catabola, Camacupa, Chinguar, Chitembo, Cuito, Nhârea e Cunhinga, sendo que 52 por cento de populares consome água potável.

Assuntos Província » Bié   Sociedade  

Leia também
  • 21/02/2020 11:06:00

    Deficientes abandonam escola por falta de meios de locomoção

    Huambo - Perto de 50 portadores de deficiência da província do Huambo deixarão de estudar este ano na província do Huambo por falta de meios de locomoção, informou quinta-feira à ANGOP o coordenador da LARDEF nesta região, Marcos Chiquemba Cassango

  • 21/02/2020 11:03:52

    População mata supostos ladrões no Huambo

    Huambo - Dois mortos, um ferido e quatro desaparecidos é o resultado de uma agressão de que foi vítima um grupo de supostos ladrões na última segunda-feira (17) nas imediações do perímetro florestal do Sacaála, arredores da cidade do Huambo.

  • 21/02/2020 04:48:20

    Moxico: UE garante contínuo apoio à desminagem no país

    Luena - A União Europeia (UE) vai continuar a disponibilizar verbas para apoiar o processo de desminagem no país até 2025, para se transformar os campos minados em terras de riqueza.