Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Fevereiro de 2020 | 04h48 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2020 | 04h46

Moxico: UE garante contínuo apoio à desminagem no país

Luena - A União Europeia (UE) vai continuar a disponibilizar verbas para apoiar o processo de desminagem no país até 2025, para se transformar os campos minados em terras de riqueza.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Embaixadoresvisitam projectos de Desminagem

Foto: David Dias

Moxico: Embaixadores Europeus acreditados em Angola apostam na Desminagem

Foto: David Dias

De acordo com o embaxador da União Europeia em Angola, Tomás Ulicny, que fazia o balanço da visita de trabalho de dois dias ao Moxico, a desminagem é uma actividade muito importante.

Informou que a UE já financiou desde 2002 o Grupo Consultor de Minas (MAG) com um valor de 200 milhões de euros, bem como pretende estudar mecanismo para outros investimentos nesta área (desminagem), para o período 2020 até 2027.

Tomás Ulicny  augura, igualmente,  acelerar o Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC), em 257 aldeias de seis municípios das províncias do Moxico, Bié e Uíge.

Iniciado em 2019, o projecto APROSOC prevê abranger 20 mil crianças menores de cinco anos de idade, com a atribuição de valores monetários de três mil Kwanzas/mês por criança, uma vez em cada trimestre.

Afirmou que a UE vai em médio prazo apoiar financeiramente a formação profissional e vocacional dos jovens da província do Moxico, para permitir o ingresso nas instituições de ensino superior.

O programa, indicou,  que envolverá um valor monetário de 23 milhões de euros, já decorre em Luanda e para sua implementação no Moxico primeiro se vai contactar primeiro o Ministério do Ensino Superior.

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, enalteceu a iniciativa do embaixador da UE, que visa contribuir para o desenvolvimento de  diversas áreas na província.

Tomás Ulicny que chefia uma comitiva integrada por 14 diplomatas, das embaixadas da Holanda, Suécia, Polónia, Roménia, Bélgica, Espanha e Portugal acreditados em Angola, em dois dias visitou os projectos financiados pela UE nesta região.

No Moxico, os diplomatas reuniram-se com empresários da Câmara de Comércio de Angola e plantaram 70 árvores na escola primária 199, no bairro 04 de Fevereiro.  

Leia também
  • 20/02/2020 20:46:50

    Responsável destaca papel da igreja na moralização da sociedade

    Cuito - O vice-governador provincial para sector Técnico e Infra-estruturas do Bié, José Tchatuvela, destacou hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, a importância das igrejas na moralização da sociedade, para melhorar a convivência nas comunidades.

  • 20/02/2020 19:39:48

    Governantes abordam tráfico de pessoas e prostituição infantil

    Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, abordou, esta quinta-feira, em Luanda, num encontro com membros do Governo, questões relacionadas com o tráfico de seres humanos e a prostituição infantil.

  • 20/02/2020 18:38:30

    Governo do Bié desincentiva violência contra criança

    Cuito - O governo da província do Bié vai continuar a promover acções que visam desincentivar a violência dos direitos da criança disse hoje (quinta-feira) na cidade do Cuito, o governador em exercício da circunscrição, António Manuel.