Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Fevereiro de 2020 | 21h38 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 21h38

Transbordo do rio Caculuvar isola mais de 21 mil habitantes no Humbe

Ombadja - Vinte e um mil e 680 habitantes da comuna do Humbe, município de Ombadja, província do Cunene, encontram-se sitiados desde o dia 13 do mês em curso após o transbordo do rio Caculuvar devido às fortes chuvas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O transbordo causou enchente na ponte sobre o rio Caculuvar, cortando a ligação entre as localidades de Mahenge ya Mukulo, Mahenge a Tyovovo, Tcandi, Mundjavala, Ndonguema e Hoji ya Henda e a própria sede da comuna do Humbe.

A informação foi avançada à Angop esta quarta-feira pelo comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, intendente de bombeiro, Paulo Calunga, afirmando que as fortes chuvas que se registam na província da Huíla, onde nasce o rio, provocou o  aumento do seu caudal   e como consequência  as águas passam por cima da ponte.

A circulação de pessoas e bens está a ser feita  com auxílio de uma equipa dos Serviços de Protecção Civil, através de canoas motorizadas, assim como no apoio psicológico das comunidades no sentido de manterem a calma.

Paulo Calunga disse que o transbordo acabou por afectar ainda 19 escolas do ensino primário e dois centros de saúde, assim como vários campos agrícolas com plantação de milho, massambala, massango e hortícolas, criando enormes prejuízos aos camponeses.

Humbe, uma das cinco comunas do município de Ombadja, dista a 110 quilómetros da cidade de Ondjiva, conta com uma população estimada em 24 mil E 650 habitantes.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 19/02/2020 15:48:43

    População de Okambada beneficia de água potável

    Ondjiva - Quatrocentos e 36 habitantes da povoação de Okambada, município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiam desde hoje, quarta-feira, de água potável, com a entrada em funcionamento de um sistema de abastecimento de água.

  • 17/02/2020 19:44:32

    Cunene ganha centro de assistência a pessoa vulnerável

    Ondjiva - Um Centro de Acção Social Integrado (CASI), cujas infra-estruturas foram construídas em 2019 na cidade de Ondjiva, província do Cunene, será inaugurado em Abril este ano, para prestar serviços comunitários à população local.

  • 16/02/2020 14:22:37

    Acidente de viação causa quatro mortos e 22 feridos

    Ondjiva - Quatro pessoas morreram e 22 outras ficaram feridas em consequência de um acidente de viação, ocorrido na noite de sábado, na Estrada Nacional 105, na localidade de Oupale a 15 quilómetro da Vila de Xangongo, município de Ombadja, província do Cunene.