Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Março de 2020 | 17h32 - Actualizado em 19 Março de 2020 | 17h32

Arcebispo pede reflexão em torno da figura do pai

Saurimo - O arcebispo da Arquidiocese de Saurimo, província da Lunda Sul, dom José Imbamba, apelou hoje, quinta-feira, às famílias angolanas a reflectirem mais sobre a figura do pai, enquanto progenitor e educador.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O arcebispo fez este pronunciamento durante uma cerimónia religiosa por ocasião do 19 de Março, Dia do Pai, tendo referido que a presença paterna num lar deve transmitir à família confiança, protecção, liberdade, amor e partilha.

Os pais, ressaltou, têm a responsabilidade de serem exemplos positivos e referências nas comunidades, por meio de boas acções, para que os filhos possam seguir o mesmo caminho.

Reprovou a atitude de certos pais que abandonam o seu verdadeiro papel de protector, educador, conciliador e amigo, por irresponsabilidade, negligência ou outro factor.

Por sua vez, o sociólogo Isaac Capitão referiu que a ausência da figura paternal no seio familiar pode constituir um factor de desequilíbrio psicológico e penalizar a normal construção da personalidade dos filhos.

“A figura do pai ajuda a colocar limites aos comportamentos dos filhos, elucidando o certo do errado e a formar a personalidade positiva das crianças”, argumentou.

Neste ano, o Centro de Aconselhamento Familiar do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género da Lunda Sul já registou 25 casos de fuga à paternidade.

Cuanza Sul

Sumbe - A chefe do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Sul, Isilda Calufua, exortou hoje, na cidade do Sumbe, os pais a assumirem com responsabilidade o seu papel de educador, formador e transmissor de valores morais e cívicos aos seus filhos.

Ao intervir num encontro sobre o 19 de Março, celebrado sob o lema “ Famílias unidas por uma paternidade responsável”, salientou que só com os pais a cumprirem com as suas obrigações se poderá ter sociedades saudáveis e harmoniosas.

“Os pais devem ensinar os filhos a terem comportamento dignos para se tornem em pessoas educadas e instruídas, capazes de ajudarem o desenvolvimento do país”, frisou.

No presente ano, o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Sul registou quatro casos de fuga à paternidade.

Leia também
  • 19/03/2020 02:00:21

    Município de Massango ganha Estação de Tratamento de Água

    Massango - A nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para bombear 50 metros cúbicos/hora, que vai beneficiar seis mil e 876 habitantes na sede do município de Massango, foi inaugurada nesta quarta-feira.

  • 19/03/2020 00:36:06

    Malanje: Crianças de Massango ganham mais 7 salas de aulas

    Massango - Quinhentos e 40 alunos poderão ser albergados em dois turnos a partir do próximo ano lectivo, na nova escola do primeiro ciclo do ensino secundário da sede municipal de Massango, inaugurada nesta quarta-feira, pelo governador provincial, Norberto dos Santos.

  • 18/03/2020 21:03:36

    Reclusos da cadeia do Luzia vão beneficiar de BI

    Saurimo - Quatrocentos e 45 reclusos da cadeia do Luzia, em Saurimo, província da Lunda Sul, vão ter a oportunidade de renovar e tratar os Bilhetes de Identidade (BI), no âmbito das políticas do Comité Provincial dos Direitos Humanos.