Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Março de 2020 | 02h00 - Actualizado em 19 Março de 2020 | 01h35

Município de Massango ganha Estação de Tratamento de Água

Massango - A nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para bombear 50 metros cúbicos/hora, que vai beneficiar seis mil e 876 habitantes na sede do município de Massango, foi inaugurada nesta quarta-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O empreendimento, cujas obras duraram três anos, foi inaugurado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, no âmbito do Dia Mundial da Água (22 de Março), gerou 10 postos de trabalho e está orçado em 156 milhões de Kwanzas, da linha de crédito da China.

Na ocasião, o ministro João Baptista Borges disse que com esta e outras acções, o Executivo pretende reforçar o abastecimento de água à população, de modo a prevenir doenças resultantes do consumo de água imprópria e reduzir os gastos com a saúde.

Precisou que a par do sistema de abastecimento de água de Massango, a província vai ganhar outros seis projectos similares, três dos quais já concluídos, nos municípios de Malanje, Mucari e Cangandala, contribuindo para o aumento da oferta de água e melhoria significativa da vida dos munícipes.

João Baptista Borges fez saber que, actualmente, menos de metade da população de Malanje tem acesso à água potável, pelo que esforços continuarão a ser empreendidos para inverter o quadro, apesar das limitações financeiras.

Por outro lado, informou que face as alterações climáticas que afectam a disponibilidade de água no sul do país, há um programa de construção de infra-estruturas que vão permitir a oferta de água aos cidadãos no período de estiagem, além de acções de emergência, com realce para a província do Cunene.

Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, pediu a preservação do meio por parte dos munícipes, com vista a sua durabilidade, ao mesmo tempo que apontou o estancamento das ravinas que ameaçam engolir a vila municipal de Massango e a reabilitação dos troços que dão acesso as comunas de Kinguengue e Kihuhu como as próximas prioridades.

Em nome das autoridades tradicionais, Fernando Muheto, Soba Massango, garantiu sensibilizar a população para a preservação do sistema, que considerou como um importante ganho para o município.

No prosseguimento da sua jornada de trabalho de dois dias a província, o ministro fará nesta quinta-feira (19), a inauguração de outra Estação de Tratamento de Água no município de Mucari, a 55 quilómetros a sul da cidade de Malanje.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), a 22 de Março de 1992, com o propósito de consciencializar os países membros sobre a importância do acesso à água potável.

Este ano, a data celebra-se sob o lema “A Água e as Alterações Climáticas”.

Leia também
  • 19/03/2020 00:36:06

    Malanje: Crianças de Massango ganham mais 7 salas de aulas

    Massango - Quinhentos e 40 alunos poderão ser albergados em dois turnos a partir do próximo ano lectivo, na nova escola do primeiro ciclo do ensino secundário da sede municipal de Massango, inaugurada nesta quarta-feira, pelo governador provincial, Norberto dos Santos.

  • 18/03/2020 21:03:36

    Reclusos da cadeia do Luzia vão beneficiar de BI

    Saurimo - Quatrocentos e 45 reclusos da cadeia do Luzia, em Saurimo, província da Lunda Sul, vão ter a oportunidade de renovar e tratar os Bilhetes de Identidade (BI), no âmbito das políticas do Comité Provincial dos Direitos Humanos.

  • 18/03/2020 20:59:43

    Moradores na Quibaúla auguram melhorias dos serviços

    Sumbe - Moradores da centralidade da Quibaúla, cerca de 20 quilómetros da cidade do Sumbe, auguram melhor prestação de serviços nos transportes públicos, unidade sanitária, abertura do jardim de infância e a banca.