Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Março de 2020 | 09h26 - Actualizado em 18 Março de 2020 | 09h25

Vítimas das cheias do rio Kwanza recebem 18 toneladas de bens

Ndalatando - Dezoito toneladas de bens alimentares, roupa usada e cobertores foram entregues terça-feira aos mais de mil cidadãos afectados pelas cheias do rio Kwanza, em consequência das descargas da albufeira da Barragem de Cambambe, no Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As inundações que afectaram residências e campos agrícolas de populares da localidade de Massangano, no município de Cambambe, resultaram da abertura das comportas da barragem de Cambambe, iniciadas em Janeiro deste ano, face ao excesso de água que se regista actualmente no reservatório do complexo hidroeléctrico, que conta com uma albufeira de seis quilómetros quadrados e uma quota de 130 metros de altitude.

Os bens, entregues pelo comandante dos Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Bênsau Mateus, abarcam ainda leite, conservas de peixe, massa alimentar, óleo, arroz, sal e fuba de milho.

Bênsau Mateus disse ter constatado com preocupação a avaria da lancha do SPCB, destacada no município de Cambambe, uma situação que poderá ser ultrapassada em breve com a aquisição de um novo motor para facilitar a mobilidade forças no socorro de vítimas em situação de calamidade.

Referiu que a sua estada de dois dias no Cuanza Norte visa igualmente a constatação dos níveis operacionais das forças de protecção civil e bombeiros, avaliação do quadro de recursos humanos, infra-estruturas e dos equipamentos destinados ao socorro de vítimas e extinção de incêndios.

Face às dificuldades de aquisição de novos meios atendendo  a actual conjuntura económica do país, o comandante disse que a corporação está a priorizar a recuperação dos meios avariados e manutenção dos equipamentos em funcionamento, visando manter a prontidão e operacionalidade das forças.

A província do Cuanza Norte conta actualmente com unidades do corpo de bombeiros instaladas em apenas quatro dos 10 municípios da província, nomeadamente, Cazengo (sede provincial), Cambambe, Lucala e Golungo-Alto.

 

Leia também
  • 19/03/2020 02:00:21

    Município de Massango ganha Estação de Tratamento de Água

    Massango - A nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para bombear 50 metros cúbicos/hora, que vai beneficiar seis mil e 876 habitantes na sede do município de Massango, foi inaugurada nesta quarta-feira.

  • 19/03/2020 00:36:06

    Malanje: Crianças de Massango ganham mais 7 salas de aulas

    Massango - Quinhentos e 40 alunos poderão ser albergados em dois turnos a partir do próximo ano lectivo, na nova escola do primeiro ciclo do ensino secundário da sede municipal de Massango, inaugurada nesta quarta-feira, pelo governador provincial, Norberto dos Santos.

  • 18/03/2020 21:03:36

    Reclusos da cadeia do Luzia vão beneficiar de BI

    Saurimo - Quatrocentos e 45 reclusos da cadeia do Luzia, em Saurimo, província da Lunda Sul, vão ter a oportunidade de renovar e tratar os Bilhetes de Identidade (BI), no âmbito das políticas do Comité Provincial dos Direitos Humanos.

  • 18/03/2020 20:59:43

    Moradores na Quibaúla auguram melhorias dos serviços

    Sumbe - Moradores da centralidade da Quibaúla, cerca de 20 quilómetros da cidade do Sumbe, auguram melhor prestação de serviços nos transportes públicos, unidade sanitária, abertura do jardim de infância e a banca.