Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Março de 2020 | 12h30 - Actualizado em 23 Março de 2020 | 12h30

Associados da batalha do Cuito Cuanavale clamam por apoios

Saurimo - Cento e 62 ex-militares e membros associados ao fórum provincial dos heróis da batalha do Cuito Cuanavale da Lunda Sul solicitaram nesta segunda-feira, em Saurimo, a sua inserção na caixa social.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os antigos combatentes clamam ainda por melhoria do subsídio financeiro, atribuição de residências, acesso ao emprego e formação para os filhos em reconhecimento por tudo quanto fizeram em prol da defesa do país.

Em declarações à imprensa, no quadro das festividades do 32º aniversário da batalha, que hoje (23) se assinala, o delegado interino da associação, João Kauaua, afirmou que a solicitação de apoio foi feita ao governo local.

O ex-chefe das comunicações da batalha do Cuito Cuanavale alertou, no entanto, para a necessidade de se retratar a história em livro, apoiada em fontes orais.

No âmbito da efeméride, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, depositou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, acto testemunhado por membros do governo.

Dados históricos atestam que o confronto do Cuito Cuanavale foi dos maiores da guerra civil de Angola, ocorrido entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988.  

A data de 23 de Março foi adoptada pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) como o dia da Libertação da Região, com fundamento na Batalha do Cuito Cuanavale.

Leia também
  • 23/03/2020 04:35:44

    Novo sistema reforça abastecimento de água em Bula Atumba

    Caxito - Um novo sistema de abastecimento de água potável para mil e 200 famílias foi inaugurado domingo no município do Bula Atumba, província do Bengo, pela governadora da provincial local, Mara Quiosa.

  • 22/03/2020 11:06:17

    Matala reforça medidas para saneamento básico

    Matala - A administração municipal da Matala está a reforçar as medidas para melhorar o saneamento básico e prevenir doenças provocadas pelo lixo na circunscrição, através do aumento de meios de colecta dos resíduos e campanhas de limpezas quinzenalmente, informou sábado, o chefe da repartição dos serviços técnicos, Cipriano Namuele.

  • 21/03/2020 08:01:08

    Estado de emergência adia emissão do bilhete angolano em Portugal

    Lisboa - A emissão do bilhete de identidade angolano em Portugal fica adiada até ao fim do coronavírus, pandemia na base da qual aquele país está a observar um estado de emergência, anunciou esta sexta-feira a embaixada angolana.