Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Março de 2020 | 18h27 - Actualizado em 24 Março de 2020 | 18h28

Centro Ortopédico da Huíla cadastra portadores de deficiência

Matala - O Centro Ortopédico da província da Huíla, localizado na cidade do Lubango, começou hoje, terça-feira, a registar pessoas portadoras de deficiência física do município Matala, para beneficiarem de próteses ortopédicas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: José Tchimuco - responsável do Centro Ortopédico da Huila

Foto: Fernando Jamba

A informação foi avançada à Angop, na cidade do Lubango, pelo chefe do Departamento de Formação Permanente do Centro Ortopédico da Huíla, Jorge Tchimuco, tendo explicado que o objectivo do registo é criar um banco de dados para um programa de reabilitação e distribuirão de próteses ortopédicas.

Informou que o centro registou, só neste primeiro dia de trabalho, 60 portadores de deficiência física no município da Matala.

Fez saber que o registo na Matala vai decorrer até quarta-feira e o processo vai abrangera ainda os municípios da Jamba e Quipungo, respectivamente.

O centro funciona há 29 anos e 2016 beneficiou de obras de reabilitação que permitem assistir em média dez pacientes/dia.

A instituição, que conta com o apoio da Fundação Lwini, produz mensalmente15 próteses, assim como conserta cadeira de rodas e muletas canadianas.

O Centro Ortopédico da província da Huíla possui consultórios das áreas psicomotoras, psicologia, terapia da fala, avaliação médica, além de bancadas técnicas, entre outros espaços.

Leia também
  • 24/03/2020 10:10:46

    Administração do Lubango cadastra 29 mil vulneráveis

    Lubango - Vinte nove mil cidadãos foram cadastrados pela administração do Lubango, na Huíla, como habitantes de zonas de risco, seis mil em situação de emergência, informou o administrador, Armando Vieira.

  • 24/03/2020 09:36:14

    Adjudicadas obras do PIIM no Seles

    Sumbe - A administração municipal do Seles, província do Cuanza Sul, aprovou a adjudicação das obras de construção de duas escolas primárias, reabilitação de vias de acesso e a expansão do sistema de água, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 23/03/2020 19:17:43

    Ngonguembo ganha escola de sete salas no âmbito do PIIM

    Ndalatando - Uma escola de sete salas de aulas, com capacidade para 500 alunos, vai ser construída dentro de oito meses no município de Ngonguembo, província de Cuanza Norte, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).