Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Abril de 2020 | 15h19 - Actualizado em 02 Abril de 2020 | 15h19

Trinta moto-cisternas auxiliam distribuição de água no Luena

Luena - Trinta moto -cisternas e dois camiões da administração local auxiliam, desde hoje, quinta - feira, a distribuição de água potável nos bairros periféricos da cidade do Luena.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção começou no bairro 4 de Fevereiro, arredores da cidade do Luena, onde o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, abasteceu os primeiros recipientes de pessoas carenciadas do líquido.

A distribuição gratuita vai abranger 11 bairros periféricos, nomeadamente Alto - Campo, Alto - Luena, Vila – Luso, Sangondo, kalunjinji, Samanengo, Samatamba, entre outros.   

Para além de distribuir água potável, Gonçalves Muandumba ofereceu, igualmente, cesta básica composta de arroz, óleo, sabão, sal, farinha de milho, massa alimentar e lixívia.

Em declarações à imprensa, o governante apontou que no Moxico foram catalogadas 10 mil pessoas para serem apoiadas, 700 das quais idosos, crianças e viajantes das províncias do centro e sul do país retidos no Luena, por força do estado de emergência.

Gonçalves Muandumba disse que neste momento a prioridade esta virada para a aquisição de material de biossegurança, sobretudo, para os municípios fronteiriços.

Enalteceu o apoio de alguns empresários que diariamente distribuem 50 sopas a pessoas necessitadas, minimizando as suas condições de vida.

O regedor adjunto do bairro, Jeremias Satchiluca Suco, explicou que antes a população percorria cerca de cinco quilómetros para acarretar a água.

Pediu, na ocasião, a colocação de um posto de transformação (PT) para o fornecimento de energia eléctrica no bairro subdividido em 14 zonas, por constituir também uma das preocupações dos seus moradores.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/04/2020 17:12:38

    COVID-19: Jovens reforçam sensibilização nos mercados informais

    Luena - Um grupo de jovens de várias organizações locais da Sociedade Civil iniciaram hoje, quarta - feira, a sensibilização dos comerciantes nos mercados informais da cidade do Luena sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus (Covid-19).

  • 30/03/2020 15:42:40

    Moxico assegura apoio a 320 pessoas retidas na província

    Luena - Noventa milhões de kwanzas é o valor colocado à disposição do Governo Provincial do Moxico para acudir as necessidades de 320 pessoas retidas em centros de acolhimentos na cidade do Luena, por força do estado de emergência decretado no país para conter a progressão do Covid-19.

  • 18/03/2020 09:59:21

    Restabelecido fornecimento de água potável no Luena

    Luena - O abastecimento de água potável aos sete mil e 425 consumidores da cidade do Luena, província do Moxico, foi restabelecido segunda-feira, após o desassoreamento do Centro de Captação do rio Lumege.