Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Maio de 2020 | 14h26 - Actualizado em 13 Maio de 2020 | 14h25

Reprovado processo de contratação no Cuanza Sul

Sumbe - Vinte processos de contratação pública foram reprovados, de Dezembro último a presente data, pelo Ministério das Finanças, na província do Cuanza Sul, por insuficiência entre os custos mínimo e o máximo para aquisição de meios no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatísticas (GEPE), Adelino Mangonga, que prestou a informação hoje à Angop, maior parte das inconformidades estão ligadas a aquisição de grupos geradores, destinados a iluminação a nível da província.

Apenas os municípios do Sumbe, Porto Amboim, Cela e Amboim, entre os 12 do Cuanza Sul, têm energia eléctrica a partir das sub-estações de Capanda e Cambambe, da Rede Nacional de Transporte de electricidade.

“É um processo que o Serviço Nacional de Contratação Pública do Ministério das Finanças notificou como não ter havido concorrência na contratação pública e estes casos são rejeitados para as devidas correcções”, explicou.

Referiu que o processo de aprovação ou não é feito pela Direcção Nacional de Investimentos Públicos com base em certos requisitos ligados a execução, bem como sob o parecer do Serviço Nacional de Contratação Público mediante a apresentação de documentos que atestam a concorrência e participação de outros actores ou agentes económicos.

No período em referência, o Governo do Cuanza Sul submeteu vários projectos ao Ministério das Finanças para aprovação e disponibilização de verbas, tendo sido validados 38, para nove dos 12 municípios, e reprovados 20.
 
O Governo disponibilizou, de Março até agora, aos empreiteiros locais, no âmbito do PIIM, 554 milhões, 392 mil kwanzas para execução de obras ligadas, além de estradas, aos sectores da saúde, energia e águas.

Leia também
  • 12/05/2020 18:13:19

    Jornalistas esclarecidos sobre PIIM e combate à pobreza

    Sumbe - Jornalistas da província do Cuanza Sul foram, nesta terça-feira, esclarecidos sobre a execução dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

  • 12/05/2020 16:29:09

    Governo gasta AKz 300 milhões no combate à pobreza

    Sumbe - Trezentos e sessenta e nove milhões 614 mil e 559 kwanzas foram desembolsados pelo Governo do Cuanza Sul durante o primeiro trimestre do corrente ano para a aquisição de inputs e insumos agrícolas, construção de escolas, posto de saúde e aquisição de carteiras escolares.

  • 12/05/2020 15:08:55

    Ministra anuncia acções para pós covid-19

    Luanda - A melhoria das condições de vida das pessoas vulneráveis que se encontram confinadas nos Centros Provisórios de Acolhimento (CPA), bem como a prossecução dos trabalhos de sensibilização são algumas das acções a serem levadas a cabo pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher para o período pós covid-19.