Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Maio de 2020 | 19h45 - Actualizado em 21 Maio de 2020 | 19h44

Bairro Boa Esperança ganha centro de saúde

Moçâmedes- Um centro de saúde com capacidade de 40 camas está a ser construido no bairro Boa Esperança, município de Moçâmedes, província do Namibe, no âmbito do Programa integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As obras, que tiveram  seu inicio no mês de Abril do corrente ano, está orçada em 401.799.992,58, num prazo de  execução de 12 meses.

O referido bairro conta apenas com um posto de saúde que atende diariamente mais de 50 pacientes  em  consultas externas e de banco de urgência.

Sobre o projecto, os municipes mostram-se satisfeitos, por  ajudar a incurtar a distância que tinham que percorrer ( 7 quilómetros) em busca dos primeiros socorros.

Os municipes pedem ainda ao governo para a melhoria da via de acesso desta zona com os demais bairros, por ser um terreno bastante arenoso, onde os taxistas não frequentam com medo de estragar os seus meios.

O bairro, que tem mais de três mil habitantes, conta, igualmente,  com uma escola de seis salas de aulas construída  em 2015 ,no âmbito do programa municipal integrado do desenvolvimento rural e combate à pobreza.

 Avaliação no Tômbwa

A Comissão Técnica de Supervisão, Acompanhamento, Avaliação, Execução e Controlo do PIIM constatou o grau de execução dos projectos  ligados aos sectores da educação e saúde em curso no município do Tômbwa. 

O município está a beneficiar da construção e ampliação de cinco escolas do ensino primário e I ciclo de ensino e a construção de um centro de saúde, com capacidade para 20 camas.

Os  seis projectos estão orçados em  551.087.653  kwanzas.

A referida comissão é coordenada pela directora do Gabinete Provincial de Estudo Planeamento e Estatística, Paula Contreiras.

Em declarações à Angop, Paula Contreiras mostrou-se satisfeita com o grau de execução física dos projectos, apelando as empresas construtoras a seguirem com o mesmo ritmo de trabalho, por forma a cumprir-se os prazos contratuais.

O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros a sul da província do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes, na sua maioria pescadores e pequenos camponeses.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 21/05/2020 14:56:39

    COVID-19: Moçâmedes reforça plano de distribuição de água

    Moçâmedes- A administração municipal de Moçâmedes, província do Namibe, vai redobrar as acções para a melhoria do plano de distribuição de água nas comunidades, sobretudo, aquelas que vivem em zonas mais distantes da sede.

  • 19/05/2020 13:45:09

    Tômbwa executa seis projectos do PIIM

    Tômbwa - Seis projectos inscritos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no município do Tômbwa, província do Namibe apresentam já uma execução financeira de 15%, ou seja 649 milhões e 29 mil kwanzas disponibilizados, anunciou o administrador adjunto local

  • 18/05/2020 13:29:14

    Famílias vulneráveis no Namibe recebem apoio alimentar

    Moçâmedes - Dez mil 163 famílias vulneráveis na província do Namibe receberam, nesta segunda-feira, bens alimentares, no âmbito do plano de contingência da comissão multissectorial da covid-19.