Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Maio de 2020 | 17h04 - Actualizado em 23 Maio de 2020 | 17h04

PIIM beneficia nove projectos no Cubal

Benguela - Nove projectos, avaliados em mil milhão, 153 milhões, 831 mil e 495 kwanzas, serão implementados no município do Cubal, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos municípios (PIIM), cujo acto de lançamento foi feito quinta-feira pelo governador de Benguela, Rui Falcão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A execução dos referidos projectos terão uma duração entre seis e oito meses, e contemplam a construção três escolas, com sete salas de aula cada, na comuna da Yambala e localidades de Marco canavês e Caviva, para albergar no total 1.380 alunos, um centro sanitário (Yambala), posto policial (Lomaum), bem como trabalhos de terraplanagem a 160 quilómetros das vias secundárias que interligam a sede as comunas.

A recolha e a acomodação de resíduos sólidos, reabilitação e ampliação do aterro sanitário, são outros projectos que integram o PIIM no município.

Na ocasião, o governador provincial de Benguela, Rui Falcão, pediu maior rigor às empresas de construção civil, na qualidade e cumprimento dos prazos estabelecidos para a execução dos projectos e aos munícipes para que façam um acompanhamento na execução dos mesmos.

“O PIIM é o primeiro programa do país que vive de fundos próprios, os desembolsos e pagamentos das diferentes fases serão automaticamente liquidados mediante a apresentação de acto de mediação e certificação dos órgãos competentes”, referiu Rui Falcão.

O governador destacou, por outro lado, os avanços que o município do Cubal tem alcançado no desenvolvimento e melhoria das infra-estruturas, serviços públicos que visa essencialmente a qualidade de vida dos munícipes.  

O município do Cubal dista a 171 quilómetros a sul da sede capital Benguela, tem uma população estimada em 287 mil e 931 habitantes, cuja actividade principal é agricultura, pecuária e criação de gado.

A província de Benguela conta com 62 projectos aprovados no âmbito do PIIM,  nos mais variados domínios, avaliados em 11 mil milhões de kwanzas e foi já lançado no Balombo, Catumbela, Baía-Farta e Chongoroi.

 
 

Leia também