Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Maio de 2020 | 18h59 - Actualizado em 27 Maio de 2020 | 19h27

Covid-19: Psicólogo aconselha calma aos cidadãos

Malanje - O psicólogo clínico Cláudio Brandão aconselhou hoje, quarta-feira, os cidadãos a manterem a calma e adoptarem uma postura social e estilo de vida adequada as medidas da Situação de Calamidade do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pormenor da Cidade de Malanje

Foto: Lino Guimarães

Em declarações à Angop, o psicólogo precisou que o distanciamento social e físico e o modo de estar e de viver das pessoas, em função da pandemia, constituem factores que podem desencadear stress, frustrações e outros comportamentos humanos prejudiciais a saúde e ao bem-estar social.

Por esse facto, defende a necessidade do individuo entender as razões da situação de calamidade e das medidas nela contidas, para que possa se conformar com o novo estilo de vida e encará-las como normais.

“A falta de calma leva a pessoa a desenvolver transtornos mentais como ansiedade e depressão, o que afecta negativamente a vida humana”, destacou.

Já o sociólogo Félix Alentejo afirma que os cidadãos devem, primeiramente, conhecer e entender os motivos da Situação de Calamidade para que possam gerir o novo estilo de vida e adaptar-se ao mesmo.

Actualmente o país conta com 73 casos positivos da covid-19, quatro óbitos,  18 recuperados e 51activos (clinicamente estáveis).

Leia também
  • 27/05/2020 13:39:57

    Funeral de Dom Óscar Braga acontece sábado

    Benguela - Os restos mortais do bispo emérito da Diocese de Benguela, Dom Óscar Braga, serão sepultados no próximo sábado, 30, no cemitério velho da Camunda, informou o bispo diocesano Dom António Francisco Jaka.

  • 26/05/2020 19:18:49

    Ministro da Defesa reafirma prontidão das forças na Lunda Sul

    Saurimo - O ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, reafirmou hoje que as Forças Armadas Angolanas (FAA) estão em prontidão para garantir a segurança das fronteiras e apoiar o Governo nos projectos de desenvolvimentos do país.

  • 26/05/2020 19:12:06

    Bula Atumba ganha quatro novas infra-estruturas sociais

    Caxito- Dois postos médicos e duas escolas do ensino primário de sete salas de aula cada começaram a ser construídas, hoje, terça-feira, no município do Bula Atumba, província do Bengo, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).