Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Maio de 2020 | 14h44 - Actualizado em 30 Maio de 2020 | 14h44

Governador exige qualidade nas obras do PIIM

Cuanza Sul - O governador da Província do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha recomendou hoje aos empreiteiros a executarem as obras do Plano Integrado de Intervenção nos Muncípios (PIIM) com qualidade exigida e aos fiscais a serem implacáveis na garantia das mesmas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Job Pedro Castelo Capapinha, Governador Provincial do Cuanza Sul

Foto: Joaquim Tomás

De acordo com Job Capapinha, o incumprimento do estipulado nos contratos e na Lei vai obrigar a responsabilização criminal dos contratados.

O governador proferiu essas palavras num encontro com fiscais, responsáveis das obras em curso sobre o PIIM e administradores municipais.

Job Cacpapinha quer ver corrigidas práticas antigas em que fiscais tinham mais de duas obras sob sua responsabilidade, em simultâneo, e estavam sempre ausentes. “O fiscal deve estar permanentemente na obra e com a mesma autoridade do administrador, dono da obra”.

“É preferível mudar de empreiteiro e fiscal a meio da obra do que continuar até ao fim e termos uma obra sem qualidade”, disse.

“… Quem tiver que responder em tribunal vai já, quem tiver que devolver dinheiro, devolve já, assim poupamos o trabalho da PGR e do Presidente da República em ter que fazer sair mais decretos de exonerações…”, advertiu.

Por sua vez, os fiscais apontaram a falta de infra-estruturas para se acomodarem e a débil comunicação entre si, empreiteiro e o dono da obra.

No Cuanza Sul, 11 obras estão sob a responsabilidade do governo central, quatro do âmbito provincial e 110 dos municípios. Para o efeito foram aprovadas 45 empresas para os 12 municípios.

O encontro visou saber sobre os constrangimentos dos empreiteiros, fiscais e donos das obras do PIIM iniciadas este mês, assim como melhorar a relação entre ambos.

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) abarca a construção de escolas, estruturas sanitárias, vias de acesso entre outros, num valor de mais de 35 mil milhões de kwanzas.

Leia também
  • 30/05/2020 14:15:43

    Requalificação das ruas do Sumbe já em curso

    Cuanza Sul - As obras de requalificação de 23 quilómetros das ruas dos 24 bairros peri-urbanos do município do Sumbe, capital da província do Cuanza do Sul, arrancaram nessa sexta-feira.

  • 28/05/2020 18:40:15

    Cidade do Sumbe completa 64 anos

    Sumbe - A cidade do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, comemora, nesta quinta-feira, 64 anos de existência desde que, a 28 de Maio de 1956, foi elevada à categoria de cidade.

  • 25/05/2020 15:57:08

    Jovem morta pelo namorado no Sumbe

    Sumbe - Uma jovem de 22 anos foi morta, neste domingo, supostamente pelo namorado, no bairro da Londa, arredores da cidade do Sumbe, Cuanza Sul.