Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Maio de 2020 | 20h45 - Actualizado em 27 Maio de 2020 | 20h45

Sociedade consternada com morte de Dom Óscar Braga

Benguela - Cidadãos de vários extractos sociais manifestaram-se hoje, quarta-feira, consternados com a morte de Dom Óscar Braga, bispo emérito de Benguela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dom Óscar Braga morreu no princípio da noite da última terça-feira (26), no Hospital Geral de Benguela, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Num clima de luto e tristeza, habitantes da cidade das Acácias Rubras recordaram Dom Óscar Braga pelo seu longevo sacerdócio, amor ao próximo, afabilidade e sabedoria.

Para a professora e antiga radialista da Rádio Benguela (do grupo RNA) Filomena Maria, falar de Dom Óscar Braga é falar de vida, amor e de solidariedade.

Recordou que o bispo estava sempre disponível a se deslocar à emissora e participar dos programas, transmitindo sempre carinho, amor e sabedoria.

O presidente da Associação dos Hoteleiros e Similares de Benguela, Jorge Gabriel, contou que, ainda muito jovem, conheceu Dom Óscar, na altura padre, na Casa dos Gaiatos (instituição que acolhe crianças carenciadas), nas imediações da cidades de Benguela.

Para o empresário Adérito Areias, Benguela acaba de perder um grande filho, considerando que, independentemente de não ter nascido na província, Dom Óscar foi um grande benguelense.

O empresário disse que conhece o bispo emérito de Benguela desde 1973 e com ele aprendeu muito. “Penso que Benguela, neste momento, está completamente de luto, um luto profundo, porque foi um pai para a província”, desabafou.

Já Francisco Tiago, chefe regional da Associação dos Escuteiros de Benguela, considerou o bispo como uma figura incontornável, sempre disponível em aconselhar os mais novos.

O bispo, disse, estava sempre presente na formação dos escuteiros. “Em Angola não se faz escutismo sem falar de Dom Óscar Braga, que era chefe escuta que aconselhava a todos para as acções relevantes”, disse.

Leia também
  • 27/05/2020 13:39:57

    Funeral de Dom Óscar Braga acontece sábado

    Benguela - Os restos mortais do bispo emérito da Diocese de Benguela, Dom Óscar Braga, serão sepultados no próximo sábado, 30, no cemitério velho da Camunda, informou o bispo diocesano Dom António Francisco Jaka.

  • 26/05/2020 19:26:36

    Faleceu Dom Óscar Braga

    Benguela - O bispo emérito da Diocese de Benguela, Dom Óscar Braga, faleceu ao princípio da noite desta terça-feira, no Hospital Geral, vítima de doença, aos 89 anos de idade.

  • 25/05/2020 22:23:29

    Moradores da Centralidade do Lobito pedem serviços sociais

    Lobito - Dois anos depois da abertura da Centralidade do Lobito, em Benguela, os moradores ressentem, até hoje, da falta de bancos comerciais, transportes públicos e lojas.