Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Junho de 2020 | 21h15 - Actualizado em 04 Junho de 2020 | 21h15

INAC no Cuanza Norte condena violência contra criança

Ndalatando - A directora do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Cuanza Norte, Angélica Kudionjina, condenou hoje, em Ndalatando, a forma recorrente de violência contra a criança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 Em declarações à Angop a propósito do 4 de Junho, Dia Mundial da Criança Vitima de Agressão, a responsável referiu que, apesar das campanhas de sensibilização da sociedade e acções formativas sobre a protecção dos petizes, ainda se  assistem actos de violência física, sexual, psicológica e económica contra menores.

Explicou que de Janeiro a Maio deste ano, a instituição registou 135 casos de violência contra crianças de várias tipologias, com destaque para  fuga a paternidade, falta de prestação de alimentos e trabalhos forçados, que em conjunto contabilizaram mais de 80 casos do total das ocorrências.

A província controla duas mil e 50 crianças em situação de vulnerabilidade, vítimas de abandono  e de acusação de feitiçaria, motivada pela situação económica frágil dos progenitores e por padecerem de alguma doença.

A província  possui dois lares de acolhimento de menores, pertencentes a Igreja Católica, que têm ajudado no auxílio e edução de menores desamparados.

O Dia Mundial da Criança Vitima de Agressão foi instituido pela ONU, em 1982, como forma de protesto e de reflexão contra a violência que afecta milhões de crianças no mundo inteiro.

Leia também
  • 04/06/2020 21:03:19

    Administrações municipais orientadas a apoiar ex- militares

    Dondo- Os orçamentos das administrações municipais devem contemplar projectos de reintegração social de ex- militares, afirmou hoje, no Dondo, província do Cuanza Norte, o coordenador do grupo técnico de supervisão do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), Miguel Pereira.

  • 04/06/2020 15:38:17

    Covid-19: Direcção da Juventude redobra campanha de sensibilização

    Moçâmedes - Técnicos da Direcção Municipal dos Tempos Livres da Juventude e Desportos, em Moçâmedes (Namibe), promoveram hoje, quinta-feira, uma ampla campanha de sensibilização sobre a covid-19 aos praticantes de exercícios físicos, nas primeiras horas da manhã.

  • 04/06/2020 14:02:32

    Realojamento condiciona desassoreamento do rio Malanje

    Malanje - As obras de desassoremanto do rio Malanje, no bairro cafukufuku, iniciadas em Setembro de 2019, registam ligeiro atraso na sua conclusão devido a não transferência das famílias residentes ao longo da zona ribeirinha.