Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Junho de 2020 | 18h51 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 18h51

Centro de Saúde do Sassa conta com serviço de estomatologia

Ndalatando - Pela primeira vez, o centro de saúde do bairro Sassa, em Ndalatando, Cuanza Norte, passa a contar com serviço de estomatologia, uma acção da administração municipal do Cazengo, que visa melhorar a prestação de assistência médica na circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A área, com capacidade para atendimento de 10 pacientes/dia, vai assistir casos do aparelho estomatognático, como lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, faríngeas e outras estruturas da cavidade bucal.

Em declarações hoje à imprensa, o director municipal da saúde no Cazengo, José Quibulucuto, esclareceu que o serviço de estomatologia ora instalado funcionará com uma médica de especialidade e  técnicos de apoio.

Por sua vez, o administrador do centro de saúde do Sassa, Horácio Cassule, referiu que muitos cidadãos da comunidade aparecem na unidade sanitária com problemas de cárie dentária e a falta desse serviço dificultava os técnicos de saúde a prestarem assistência a esses pacientes.

Com a entrada em funcionamento deste serviço, os cidadãos locais deixarão de deslocar às províncias do Uíge, Malanje e Luanda, onde recorriam em busca de assistência na área de estomatologia, após a paralisação, há mais de um ano, dos equipamentos instalados no hospital provincial do Cuanza Norte.

Precisou que a unidade sanitária que atende 300 pacientes diariamente conta com serviços de consultas externas, puericultura, PAV, consulta pré-natal, laboratório, farmácia e banco de urgência.

Setenta e cinco funcionários, dos quais, dois médios e 40 enfermeiros asseguram o funcionamento do centro.

Leia também
  • 30/06/2020 13:55:09

    Cuanza Norte: Incêndio mata duas crianças no bairro São Filipe

    Ndalatando - Duas crianças de quatro e nove anos de idade morreram carbonizadas na sequência de um incêndio, ocorrido segunda-feira, numa residência, no bairro São Filipe, em Ndalatando, Cuanza Norte.

  • 30/06/2020 11:13:38

    Detido traficante de seres humanos no Chitato

    Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve em flagrante delito, esta segunda-feira, no Chitato (Lunda Norte), um cidadão de 36 anos, por tentativa de tráfico de duas crianças.

  • 29/06/2020 17:25:44

    Filho mata mãe e oculta cadáver

    Malanje - Um cidadão, cuja identidade não foi revelada, é acusado de ter morto a mãe e de enterrá-la, há mais de dois meses, no quinta da sua residência no bairro Maxinde, cidade de Malanje.