Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Junho de 2020 | 16h12 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 16h33

Covid-19: Zaire pondera encerrar igrejas

Mbanza Kongo - A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Nzuzi Makiese, advertiu, esta terça-feira, em Mbanza Kongo, as diversas denominações religiosas para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança contra a Covid-19, sob pena de serem, temporariamente, encerradas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a responsável, que falava à Angop na primeira semana do reinício de cultos públicos, registou-se incumprimento quanto ao distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos.

Precisou que alguns pastores foram flagrados a pregarem sem o uso de máscaras e partilharem os microfones para se dirigirem aos fiéis, comportamento que viola o preceituado no Decreto sobre a Situação de Calamidade Pública, em vigor no país.

“Visitamos 25 igrejas em Mbanza Kongo, no passado domingo, e algumas delas incumpriram as orientações transmitidas pela saúde, no âmbito do reinício dos cultos públicos, no dia 24 deste mês”, referiu a directora.

Sem avançar o número de igrejas legalizadas que exercem a actividade a nível da província, disse que as autoridades continuarão a baixar as devidas recomendações, no quadro do combate e controlo da propagação do novo coronavírus.

Entre as recomendações, Nzuzi Makiese lembrou que uma missa deve durar apenas duas horas, seguindo-se a higienização completa de templo para acolher outra sessão de cultos.

Alertou, por outro lado, sobre os cuidados a ter com os fiéis considerados do grupo de risco, nomeadamente crianças, idosos, mulheres grávidas e portadores de doenças crónicas, sobretudo do foro respiratório.

As igrejas em Angola retomaram os cultos religiosos a 24 de Junho, 90 dias após o início do Estado de Emergência (27 de Março a 25 de Maio), seguido da Situação de Calamidade, em curso.  

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 29/06/2020 16:54:05

    SIC desmantela rede de burladores em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Uma rede de supostos burladores de terrenos foi desmantelada no último fim-de-semana na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

  • 26/06/2020 19:16:10

    SIC incinera tonelada de liamba em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Uma tonelada e meia de liamba foi incinerada esta sexta-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito do dia internacional contra uso e tráfico de drogas que hoje se assinala.

  • 25/06/2020 13:20:50

    Mbanza Kongo prepara rádio diocesana

    Mbanza Kongo - Dezoito milhões de Kwanzas foram gastos pela diocese de Mbanza Kongo, província do Zaire, na aquisição de equipamentos para a emissora diocesana local afecta à Rádio Ecclésia, cuja entrada em funcionamento está dependente dos meios técnicos retidos em Luanda.