Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Junho de 2020 | 19h17 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 19h17

Projecto "Kwenda" beneficia 955 famílias no Cuito Cuanavale

Cuito Cuanavale - Novecentas e cinquenta e cinco famílias, das duas mil e vinte e uma cadastradas, passam a beneficiar a partir de hoje (terça-feira) do Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A cerimónia de lançamento oficial neste município foi testemunhada pelo secretário de Estado para Acção Social, Lúcio do Amaral, que lembrou, em declarações à imprensa no final do acto, que o programa é extensivo até 2022.

Sublinhou que o Kwenda prevê abranger os 164 municípios do país, para beneficiar um milhão e 608 mil famílias, tendo acrescentado que a extensão do programa inicia já nesta terça-feira, 1 de Julho.

Por seu turno, a vice-governadora do Cuando Cubango para o sector político, social e económico, Carla Cativa, enalteceu a iniciativa do Executivo, voltada para a necessidade de efectivar medidas de políticas concretas para a contínua melhoria das condições de vida das populações, por meio de incentivos para a garantia da normal sustentabilidade das famílias.

“Aqui está cumprido e contextualizado na realidade prática o princípio segundo o qual O Estado é uma pessoa colectiva de bem. Nas suas múltiplas facetas, o Estado giza medidas de políticas com o objectivo único de garantir o bem-estar da população e o projecto Kwenda enquadra-se perfeitamente neste prisma”, sublinhou.

Aos beneficiários, apelou no sentido de terem em conta que um dos grandes objectivos do governo é primar pelo aumento da capacidade de rendimento desta faixa populacional, que se encontra em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a diminuição do índice de pobreza, com maior interacção e integração das populações na vida social activa.

Por isso, advogou que os valores recebidos devem ser geridos da melhor maneira possível, aplicando-os em acções que seguramente farão alguma diferença positiva, como por exemplo em actividades produtivas e geradoras de rendimentos, como são os casos da agricultura e agropecuária.

A governante usou o adágio popular: “É de tostões que se fazem os milhões”, para defender que, apesar da quantia recebida que é de vinte e cinco mil e quinhentos kwanzas no período de três em três meses, se forem bem aplicados, o dinheiro terá muito mais peso e valor em relação aos números actuais.

“Daí a razão de insistirmos na necessidade de uma gestão e aplicação cuidadosa para que mais tarde ou mais cedo possam se tornar auto-suficientes e independentes do ponto de vista financeiro, deixando para trás o rasto de fome e miséria, cumprindo assim com o principal objectivo do programa “Kwenda”, realçou.

A cerimónia contou com a presença do director nacional do Fundo de Apoio Social (FAS), Belarmino Gelembe, da directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuando Cubango, Aída Manuel, entre ouros convidados.

O município do Cuito Cuanavale situa-se a 189 quilómetros a leste de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, e conta com uma população de 45 mil habitantes, sendo que 70 por cento destes depende da produção agrícola para a sua subsistência.

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 30/06/2020 18:59:03

    Adolescentes beneficiam de material de higiene na Matala

    Matala - Quatrocentos e 80 adolescentes e jovens mulheres em idade reprodutiva, de cinco aldeias do município da Matala, província da Huíla, beneficiaram nesta terça-feira de materiais de higiene, denominado “kit de dignidade”, doados pelo Fundo das Nações Unidas para a População, FNUAP.

  • 30/06/2020 18:51:14

    Centro de Saúde do Sassa conta com serviço de estomatologia

    Ndalatando - Pela primeira vez, o centro de saúde do bairro Sassa, em Ndalatando, Cuanza Norte, passa a contar com serviço de estomatologia, uma acção da administração municipal do Cazengo, que visa melhorar a prestação de assistência médica na circunscrição.

  • 30/06/2020 13:55:09

    Cuanza Norte: Incêndio mata duas crianças no bairro São Filipe

    Ndalatando - Duas crianças de quatro e nove anos de idade morreram carbonizadas na sequência de um incêndio, ocorrido segunda-feira, numa residência, no bairro São Filipe, em Ndalatando, Cuanza Norte.