Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Julho de 2020 | 12h42 - Actualizado em 02 Julho de 2020 | 12h42

Acções do PIIM estimulam produção agrícola no Ucuma

Ucuma - A implementação das acções do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), no Ucuma (Huambo), visa estimular a produção agrícola, para melhorar o sustento das famílias locais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com um investimento acima dos 500 milhões de kwanzas, segundo o administrador local, Hermenegildo Chilemo Raúl, em declarações esta quinta-feira à ANGOP, a municipalidade conta com nove acções, onde também dá-se realce à construção de infra-estruturas escolares, sanitárias e reabilitação das vias de acesso.

Disse que a ideia passa pela reabilitação, através de trabalhos de terraplenagem, das vias de acesso, para facilitar o escoamento dos produtos do campo para as áreas de conservação, transformação e consumo, de modo a incentivar os camponeses a aumentar os níveis de produção agrícola.

Hermenegildo Chilemo Raul disse que uma das grandes preocupações, neste domínio, consiste na falta de energia eléctrica para instalação de mini-indústrias na localidade, de modo a facilitar a calibragem e transformação dos produtos agrícolas.

Deu ainda a conhecer que decorrem trabalhos de terraplenagem dos troços entre a sede municipal as comunas do Mundundu, num percurso de 22 quilómetros, e de Cacoma, com uma distância de 45 quilómetros, para facilitar o escoamento da produção.

Informou que entre as nove acções do PIIM constam ainda a construção de quatro escolas, sendo duas de 12 salas de aula e igual número de unidades escolares com sete salas de aula, para que mais crianças tenham oportunidade de ingressar no processo de ensino/aprendizagem, enquanto no domínio da saúde prevê-se a reabilitação de um posto médico.

O município possui um sistema de saúde composto por 18 unidades sanitárias, com um hospital municipal, três centros médicos e 14 postos de saúde, assegurado por oito médicos, 123 enfermeiros, 13 de diagnóstico e terapêutico e 33 de apoio hospitalar, perfazendo 177 funcionários.

O administrador informou que outro desafio consiste no melhoramento do saneamento básico, com aquisição de tractores e o reforço da operacionalização da brigada local.

O município do Ucuma, cuja vila municipal localiza-se a 97 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, possui uma população estimada em 115 mil habitantes, que residem nas comunas de Cacoma, Mundundu e Sede, que, na sua maioria, faz da agricultura e da criação de gado bovino, suíno e caprino a principal fonte de sustento.

O termo Ucuma tem origem a um certo tipo de “Mulemba” que produzia uma seiva que os indígenas chamavam de “Ucuma cuxi” e que era utilizada como visgo na captura de pássaros.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 01/07/2020 20:50:30

    Projectos do PIIM animam autoridades na Chicala Cholohanga

    Huambo - A execução dos projectos inscritos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a nível da Chicala Cholohanga (Huambo), constitui um factor crucial para que a municipalidade possa alcançar novos patamares de desenvolvimento social e económico.

  • 01/07/2020 14:50:50

    ONG's melhoram abastecimento de água potável na Caála

    Caála - As Organizações Não-governamentais (ONG's) Visão Mundial e Mentor Initiative, procederam hoje, quarta-feira, a entrega de três manivelas (furos) na localidade do Cangoti, arredores da cidade da Caála, província do Huambo, no âmbito do programa de água, saneamento e promoção de higiene.

  • 01/07/2020 14:01:33

    PIIM reanima esperança da população do Mungo

    Mungo - A execução das 17 acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) constitui, para o Mungo, região com o maior índice de pobreza multidimensional entre os 11 da província do Huambo, o reanimar da esperança dos seus 129 mil e 571 habitantes.