Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Julho de 2020 | 11h22 - Actualizado em 04 Julho de 2020 | 11h21

Autoridades tradicionais pedem retomada de projectos em Ambuíla

Uíge - As autoridades tradicionais do município de Ambuíla, na província do Uíge, pediram sexta-feira ao Governo provincial a retomada dos projectos sociais de construção do hospital municipal local e de uma escola com 24 salas de aulas, paralisadas há cinco anos devido a problemas financeiros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O pedido foi feito pelo soba de Ambuíla, Vasco Garcia, no encontro de auscultação social, presidido pelo governador provincial, Sérgio Luther Rescova, durante uma visita ao município onde constatou a situação social e económica da circunscrição.

Segundo o soba de Ambuíla, o atraso na conclusão das obras do hospital está a condicionar a melhoria dos serviços de saúde à população.

A unidade sanitária, com capacidade para 73 camas, terá maternidade, dois laboratórios, radiologia, morgue, bloco operatório, áreas de ortopedia, pediatria, serviços de vacinação, entre outros serviços.

O  único centro de saúde na sede municipal, com 15 camas para internamento, não satisfaz a procura e carece de muitos serviços para atendimento dos utentes.

No encontro, as autoridades tradicionais solicitaram, igualmente, celeridade na conclusão dos trabalhos de reabilitação e asfaltagem da estrada que liga o município de Quitexe à Ambuíla, num percurso de 114 quilómetros.

Pediram também a restauração da via Ambuíla-Kipedro, num percurso de 97 quilómetros.

Em declarações à imprensa, no final da visita, o governador Sérgio Luther Rescova, explicou que as duas infraestruturas serão incluídas nas acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Em Ambuíla, o governador entregou material de biossegurança (botas, luvas, máscaras, álcool em gel e termómetros infravermelhos), para reforçar a prevenção contra a Covid-19 naquele município.

O município de Ambuíla fica a 114 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, e possui uma população estimada em 20 mil e 900 habitantes.

Leia também
  • 04/07/2020 08:40:44

    Relíquias do Kulumbimbi devem servir de inspiração - Bispo

    Mbanza Kongo - O bispo da diocese de Mbanza Kongo, província do Zaire, Dom Vicente Carlos Kiaziku, afirmou sexta-feira que a sociedade deve inspirar-se nas relíquias da antiga sé catedral “Kulumbimbi”, para a reconstrução da cidade Património Mundial da Humanidade.

  • 03/07/2020 19:43:27

    Cidadã de 50 anos encontrada morta em sua residência

    Malanje - Uma cidadã de 50 anos de idade foi encontrada morta, nessa quinta-feira, por enforcamento, no interior da sua residência no bairro Kizanga, cidade de Malanje, soube hoje a ANGOP.

  • 03/07/2020 19:20:20

    SIC detém cidadão por venda ilegal de terrenos em Saurimo

    Saurimo - Um cidadão foi detido pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Sul por venda ilegal de terrenos na reserva fundiária da zona do Aeroporto Deolinda Rodrigues, arredores da cidade de Saurimo.