Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Julho de 2020 | 16h50 - Actualizado em 09 Julho de 2020 | 17h24

Covid-19: Cidadãos usam máscaras exemplarmente

Luanda - Por temor a eventual represália das forças de Defesa e Segurança, e bem mais conscientes da perigosidade da Covid-19, milhares de citadinos decidiram sair hoje à rua devidamente equipados com as respectivas máscaras, dando cada um o seu exemplo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O gesto é umam demonstração de que a população está a acatar as recomendações das autoridades sobre o uso obrigatório e consciente da máscara, com vista a prevenção e o combate da pandemia, que já infectou, até quarta-feira, um total de 396 cidadãos.

Destes, 257 são activos, 117 recuperados e 22 óbitos. A estatística aponta para 101 casos sem vínculo epidemiológico, sendo que do total de infectados (396), a província do Cuanza Norte soma nove casos positivos confirmados, enquanto a maior parte está concentrada em Luanda.

Entretanto, esse comportamento exemplar e de cidadania ajusta-se às medidas do Governo, nos termos do Decreto Presidencial sobre o Estado de Calamidade Pública nacional, reforçada com as cercas impostas à província de Luanda e ao município do Cazengo, no Cuanza Norte.

Algumas horas após a entrada em vigor desse último DP n.º 184/20, de 07 de Julho, que estabelece medidas excepcionais duras para as regiões com cerca sanitária, a Angop constatou que os concidãos, quer transeuntes quer passageiros, estão a seguir as orintações a rigor.

Nas paragens do Aeroporto (Cassenda e Mártires de Kifangondo), distritos da Maianga, município de Luanda, Multiperfil (Samba), Faculdade e Girafa (Talatona) e Mutamba (Belas), está difícil ver pessoas sem máscaras, pelo que muitos até estão a usá-las com e por vaidade.

Em contraste, e como sinal de irresponsabilidade ou falta de informação, essa conduta (uso de máscara) está a ser banalizada por muitos roboteiros (responsáveis pelo carregamento de cargas diversas), colocando em risco a sua própria vida e de outrem.

Diferentes desses, alguns cidadãos circulam usando incorrectamente as máscaras, principalmente com o nariz descoberto, sob o olhar ainda aparentemente impávido dos poucos efectivos efectivos da Ordem Pública e fiscais, para exigir o uso correcto da máscara ou deter os transgressores.

Em algumas avenidas é visível a presença da Policia de Trânsito, que entre outras actividade ligadas à fiscalizaçao do trânsito automóvel, certificam o  cumprimento da lotaçao a 50 por cento, do uso das máscaras e do distanciamento, o maior problema em paragens de táxis a abarrotar.

Para o foncionário público Germias António, de modo global as máscaras faciais tornaram-se acessórios indispensáveis para nos proteger da doença, por isto a medida deve ser cumprida à risca, tendo em conta os riscos de contaminação quando ignorada.

Já a cidadã Suzana Tumba, é de opinião que as pessoas não devem abusar da liberdade, e conscientemente têm de seguir as orientações sanitárias, sem ser necessário a intervenção das forças da ordem, levando a sério a questão da saúde pública.

A propósito, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação de Luanda do Ministério do Interior, Hermenegildo de Brito, adverte que efectivos da Polícia Nacional e Militares vão actuar com rigidez e pedagogia, nesse novo período.

Estes agentes da Ordem e Segurança já são visíveis nas diversas ruas e interior de bairros, desde as primeiras horas da manhã de hoje, exigindo e/ou sensibilizando para o uso correcto e obrigatório de máscaras, em cumprimento às medidas das autoridades sanitárias.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Taxistas de Angola, Francísco Paciente, exorta os seus filiados a acatarem com o que está estipulado e exigirem que os passageiros embarquem com as respectivas máscaras, um comportamento que será transmitido às chamadas Staffs.

“Reconhecemos e respeitamos a intensificação das medidas de prevenção. Vamos certamente verificar alguma dificuldade por parte dos associados e enchentes nas paragens, mas temos que ser rigorosos e ajudar na prevenção e combate à essa pandemia entre os angolanos”, frisou.

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 08/07/2020 02:31:11

    Covid-19: Mercados só três dias na semana

    Luanda - Devido ao aumento de casos de covid-19, os mercados e a venda ambulante passam a funcionar apenas às terças, quinta-feiras e aos sábados, das 6h às 16 hras, no período de nove de Julho a nove de Agosto próximo.

  • 08/07/2020 02:10:44

    Covid-19: Medidas duras para Luanda e Cuanza Norte

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, decretou, nesta terça-feira, a continuação da cerca sanitária na capital do país, até ao dia nove de Agosto deste ano, e imposição semelhante para o município do Cazengo, na província do Cuanza Norte, a partir de 9 de Julho.

  • 07/07/2020 13:45:55

    Covid-19: Lunda Norte prepara teste rápido

    Dundo - A Comissão Multissetorial de Resposta à COVID-19 na Lunda Norte, está a criar condições para realizar testes rápidos do novo Coronavírus, em breve, anunciou hoje, o coordenador adjunto, Gimi Nhunga.