Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Julho de 2020 | 13h45 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 13h45

Covid-19: Lunda Norte prepara teste rápido

Dundo - A Comissão Multissetorial de Resposta à COVID-19 na Lunda Norte, está a criar condições para realizar testes rápidos do novo Coronavírus, em breve, anunciou hoje, o coordenador adjunto, Gimi Nhunga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável,  a província vai receber, da Comissão Interministerial, em breve, cerca de mil testes rápidos, acrescentando que a prioridade será para os cidadãos que furam a cerca sanitária de Luanda.


Para o efeito, prevê-se a criação de condições no controlo do Rio Lui, principal entrada para as províncias da região leste de Angola (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), para testar os camionistas e possíveis violadores da cerca sanitária.

Vigilância

Os membros da  Comissão Multissetorial de Resposta à Covid-19,  reunidos hoje, defendem a implementação de drones para melhorar a vigilância no controlo do Rio Lui, para deter os cidadãos que usam caminhos arriscados para atingir o leste de Angola.

Infectados em Lualaba

O registo de 39 casos positivos da covid-19,  na província de Lualaba (República Democrática do Congo), fronteiriço com o município de Cambulo (Lunda-Norte/Angola), obrigou o governo local a mudar de estratégia na sua actuação ao longo desta zona fronteiriça para evitar a importação do vírus.

O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, orientou (hoje, a realização de intensas  campanhas e triagem na comunidade de Muacanhica, comuna do Luia, alertando a população para redobrar as medidas de prevenção e evitar a circulação ao longo da fronteira.

Apelou os órgãos de defesa e segurança a redobrarem a vigilância na fronteira, combatendo com rigor, qualquer tentativa de violação.

Lualaba  dista a cerca de 70 quilômetros de Cambulo.

Angola tem, até ao momento , um total de 353 casos positivos, dos quais 19 óbitos, 108 pacientes recuperados e 226  acasos activos.
 

Leia também
  • 07/07/2020 13:18:28

    Covid-19: ONG Checa distribui material de biossegurança no Cuito

    Cuito - A Organização Não Governamental (ONG) Checa “People In Need” entregou, hoje, diversos materiais de biossegurança ao Centro Materno Infantil do Cuito (Bié), no quadro da prevenção e combate à Covid-19.

  • 06/07/2020 15:09:11

    Cuanza Sul regista aumento de mordeduras caninas

    Sumbe - Cento e dezoito mordeduras de cães aos cidadãos foram registadas no primeiro semestre do corrente ano, no município do Sumbe, pela secção municipal Saúde e controlo de Endemias.

  • 06/07/2020 11:49:51

    Covid-19: Famílias em Camissombo recebem apoio

    Lucapa - Cento e vinte famílias vulneráveis na comuna de Camissombo, município de Lucapa, Lunda Norte, receberam, no fim-de-semana, produtos da cesta básica, no âmbito do plano de contingência de apoio às pessoas carenciadas.