Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2020 | 14h43 - Actualizado em 12 Julho de 2020 | 14h43

IECA une-se as estratégias de combate à pobreza

Huambo - A Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) na província do Huambo vai revitalizar, nos próximos cinco anos, o Programa de Melhoramento do Povo, que consiste no fomento da actividade agrícola nas comunidades, como forma de ajudar o Governo nas estratégias de combate à pobreza.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O desafio foi assumido hoje, domingo, pelo novo secretário do Sínodo provincial do Huambo, reverendo Gilberto Jamba Dundumba, momentos depois de ser empossado no cargo, em substituição do reverendo Tarcísio Pedro Chokombonge, que liderou a denominação religiosa no planalto, nos último dez anos (2010/2020).

O religioso disse tratar-se de um programa bastante ambicioso, por impulsionar o sector agrícola, para a garantia da sustentabilidade alimentar das famílias da província do Huambo, onde vivem dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios, cuja maioria faz da agricultura a principal fonte de sustento.

O novo secretário da IECA disse igualmente que durante os próximos cinco anos (2020/2025) irá prestar uma especial atenção no estreitamento da parceria com as autoridades governamentais, sobretudo, no domínio da educação, saúde e desenvolvimento comunitário, além da edificação de uma sociedade mais justa e fundamentada nos princípios bíblicos e ético-morais.

O acto de tomada de posse, decorrido no templo sede do Pastorado Sede Missão Académico, no centro da cidade do Huambo, foi orientado pelo secretário-executivo do Sínodo Geral da IECA, reverendo Abel de Jesus Chongolola Sangunde, na presença da governadora da província, Lotti Nolika.

A cerimónia ficou marcada com a declaração do juramento de fidelidade aos princípios e doutrina da Igreja, leitura do termo de posse, seguido com a recepção das chuvas e da Tola.

Na ocasião, o secretário-executivo da IECA, reverendo Abel de Jesus Chongolola Sangunde, incentivou a liderança de proximidade, por parte do novo pastor da Igreja no Huambo, para que os fiéis continuem a ter uma postura exemplar, quer no campo espiritual, quer no trabalho para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Em breves declarações, a governadora desta província, Lotti Nolika, disse que o Governo continuará a manter os canais de comunicação mais aberto, privilegiando, deste modo, a parceria com a Igreja nas estratégias de reconciliação nacional e moralização da sociedade, tendo em conta o desenvolvimento sustentável que se pretende alcançar.

Estiveram igualmente presentes os membros do Colégio de Pastores, com realce para o Vice-presidente das Assembleias do Sínodo Geral, reverendo Martinho Sonjamba, os secretários dos sínodos provinciais de Benguela, Bié, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Huíla e Namibe, além de representantes de partidos políticos com assento parlamentar.

Trata-se do 4º secretário do Sínodo provincial, depois dos reverendos Fernando Catanha, Bernardino Isaac Correia Dumbo e Tarcísio Pedro Chokombonge.

Fundada a 11 de Novembro de 1880, pelos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller, a igreja conta, nesta província, com cinco sínodos locais: Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo.

Reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e do Direitos Humanos, a IECA possui, em todos país, mais de três milhões de fiéis, distribuídos em 12 missões e em duas mil e 620 congregações, tendo como slogan “IECA para Cristo – Cristo para todos”.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 10/07/2020 17:49:57

    Lotti Nolika defende maior proactividade dos jovens

    Huambo - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, afirmou hoje, sexta-feira, que espera contar com a criatividade e o dinamismo de todos os jovens, independentemente da ideologia político-partidária ou da crença religiosa, nas acções de desenvolvimento da região.

  • 10/07/2020 15:52:04

    Regularização da toponímia do Bailundo a espera do aval do MAT

    Bailundo - O processo de regularização da toponímia das principais ruas da vila municipal do Bailundo, 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, está a dependente do aval do Ministério da Administração do Território (MAT), para a sua efectivação.

  • 10/07/2020 15:32:18

    Ressaltado papel das autoridades tradicionais para êxito do RAPP

    Huambo - O administrador do município do Huambo, João Calão Manuel Figueiredo, ressaltou hoje, sexta-feira, a importância do contributo das autoridades tradicionais (sobas) e de outros actores sociais no processo de Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), que deverá acontecer em Agosto próximo.