Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Agosto de 2020 | 12h27 - Actualizado em 06 Agosto de 2020 | 12h16

Administrador quer adesão à campanha de registo de nascimento

Catumbela - O administrador municipal da Catumbela, Fernando Belo, pediu hoje, quinta-feira, uma maior adesão da população à campanha de registo de nascimento e de atribuição do Bilhete de Identidade, lançada em Julho último, na comuna do Biópio.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: Campanha de massificação do registo civil e BI no Lobito

Foto: José Honório

Até o momento, a referida campanha beneficiou já 789 pessoas no Biópio, das quais 308 poderão tratar o BI brevemente, número considerado ainda irrisório por Fernando Belo.

O responsável adiantou que serão realizadas campanhas de educação, sensibilização e mobilização da população, para uma maior adesão a esse programa.

O administrador criticou também a atitude de muitos cidadãos que se recusam a levantar os seus documentos, com realce para o Bilhete de Identidade, daí ter sugerido mais mobilização e colaboração.

Segundo Fernando Belo, os utentes devem ser consciencializados da obrigatoriedade de levantarem os seus documentos pessoais, uma vez que o Estado despende muito dinheiro para garantir esses documentos aos cidadãos.

“Futuramente, o BI pode vir a funcionar também como cartão eleitoral e, por isso, o Estado leva a cabo essa massificação, que prevê a isenção na aquisição desse documento fundamental e que vai contribuir para a participação dos cidadãos no processo autárquico”, enfatizou.

Nesta senda, solicitou às administrações comunais da Catumbela, do Biópio, Gama e da Praia do Bebé, no sentido de coordenarem melhor a campanha dos registos, para que abranja todas as pessoas ainda sem assento de nascimento ou Bilhete de Identidade.

A título de exemplo, lembrou que, recentemente, uma viatura do Serviço de Identificação Civil esteve na Catumbela, por algum tempo, mas a entrega dos BI’s emitidos atingiu apenas 50 porcento.

Leia também
  • 04/08/2020 19:22:26

    INADEC apreende alimentos deteriorados em Benguela

    Benguela - Oitocentos e trinta sacos de farinha de milho (fuba) de marca "Mamá Fuba", 221 caixas de fermento em pó "Royal" e cinco caixas de sumo "Compal", foram apreendidos hoje, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), em Benguela, por estarem expirados ou em mau estado de conservação.

  • 04/08/2020 18:26:43

    Covid-19: Assistência alimentar socorre mais de três mil famílias

    Catumbela -Três mil e 839 famílias já beneficiaram de cestas básicas alimentares distribuídas desde Março deste ano pelas autoridades do município da Catumbela, para minorar as dificuldades dos populares mais desfavorecidos devido a Covid-19.

  • 03/08/2020 18:15:55

    Embarcação naufraga na Baía Farta e faz um morto

    Benguela - Uma pessoa morreu e três encontram-se desaparecidas em consequência do naufrágio de uma embarcação de pequeno porte, movida a motor, nesta segunda-feira, no município da Baía Farta, província de Benguela.