Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Agosto de 2020 | 11h10 - Actualizado em 05 Agosto de 2020 | 11h09

Governador exige mão-de-obra local nas obras do PIIM

Luena - O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, exigiu esta quarta-feira, às empresas de construção civil e de fiscalização que implementam as obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a priorizarem o recrutamento de mão-de-obra local, numa medida que visa reduzir o desemprego na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Governador Provincial, Gonçalves Muandumba

Foto: kinda kyungu

O governador falava num encontro com os empreiteiros e fiscais que operam no Moxico e que visou analisar o andamento das 87 obras em curso na região, no âmbito do PIIM.

Gonçalves Muandumba sublinhou que a intenção é ver desenvolvida a vida social e económica dos jovens, na localidade onde estão a ser executados obras deste programa.  

“As empresas podem recrutar jovens profissionais de outras regiões do país, mais a primazia deve ser para os residentes na zona onde está a ser implementando o PIIM”, frisou o governador.

Gonçalves Muandumba insistiu, por outro lado, que os especialistas em construção civil, sobretudo os fiscais, devem ter o domínio da actividade, para evitar que as empresas constroem obras sem a qualidade desejada.

O governador provincial anunciou que prevê incluir nas equipas de fiscalização das obras do PIIM, uma comissão de consultoria, para inspeccionar o andamento e a qualidade dos trabalhos que estão a ser feitos em todos os municípios do Moxico.

Por seu turno, o responsável da sociedade "João Minga construções", João Quembuissa, defendeu a revisão do custo das obras no Moxico, tendo em conta a distância que separa esta província de Luanda, local onde adquirem os matérias de construção.

Explicou que os orçamentos “lavrados” em Luanda, que são diminutos, deviam merecer consulta dos governos provinciais e empreiteiros locais, que atravessam diversos problemas na aquisição de materiais de construção.

Por seu turno, o fiscal da empresa “Samiasso e filhos”, pediu a união entre as empresas de construção civil e as de fiscalização para evitar erros, como acontecia no passado, o que levou a diversas correcções e paragem total de alguns projectos.

No PIIM a província do Moxico está executar 87 acções nos diferentes ramos, entre as quais, vias de comunicações, centros de saúde, escolas, projectos nos ramos da energia, água, saneamento básico e ordem pública.

Destas 87 acções sociais, 11 são de âmbito municipal, nove de nível central e cinco provinciais.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 04/08/2020 12:37:15

    Moxico: Diocese do Luena lança bíblias digitais em línguas nacionais

    Luena - A Diocese do Luena, província do Moxico, lançou hoje, terça-feira, três aplicativos que contém bíblias escritas em línguas nacionais e um missal católico, no âmbito do projecto denominado "Catitablet".

  • 01/08/2020 19:29:17

    Três mil famílias beneficiam de água potável

    Moxico - Pelo menos três mil famílias da localidade de Calapo (comuna do Lucusse), província do Moxico, beneficiaram este sábado de água potável, com a reinauguração de um sistema de captação e distribuição desse precioso líquido.

  • 28/07/2020 13:37:47

    Moxico: Programa "Valor Criança" será estendido em todo país

    Camanongue - O programa de transferências sociais monetários “Valor Criança”, que visa apoiar crianças carentes menores de cinco anos de idade, será em breve estendido para todo país, disse hoje, no município de Camanongue, a responsável loca do Ministério de Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Teresinha.