Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Agosto de 2020 | 20h09 - Actualizado em 06 Agosto de 2020 | 20h09

Mais dois projectos reforçam investimentos do PIIM na Catumbela

Catumbela - O saneamento básico e as vias secundárias e terciárias irão conhecer melhorias nas quatro comunas do município da Catumbela, com a execução, ainda este ano, de mais dois projectos financiados pelo Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), soube hoje, quinta-feira, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Catumbela: Obras avançadas do posto de saúde da Damba-Maria

Foto: José Honório

Trata-se de projectos para a aquisição de dois camiões compactadores, uma retro-escavadora e 45 contentores para o sistema de recolha de resíduos sólidos e outro para a terraplanagem de dezenas de quilómetros de vias, de e para as comunas da Catumbela (vila-sede), do Gama, da Praia do Bebé e do Biópio.

A propósito, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) da Catumbela, Nelson Guilherme, disse que o município foi contemplado com 11 projectos, dos quais nove foram aprovados pela Direcção Nacional de Investimentos Públicos e estão já em execução financeira e física.

Assim, faltam mais duas acções no domínio do saneamento básico e da terraplanagem dos acessos em estado de degradação acentuada nas comunas daquele município da província de Benguela, de forma a melhorar a circulação rodoviária, de pessoas e bens.

A descentralização da gestão do saneamento básico do Governo Provincial de Benguela para os municípios e a insuficiência de meios e de pessoal, são as razoes pelas quais se recorreu ao PIIM para o reforço do sistema de recolha do lixo, como explica.

“Antes, Catumbela era uma comuna do Lobito e ao ascender a município ficou sem os meios materiais nem financeiros para o saneamento”, recordou, dando conta de que o projecto de terraplanagem, por exemplo, está em fase de lançamento de concurso público, para que as obras arranquem o mais depressa possível.

Por outro lado, fez saber que a maioria das obras dos nove projectos - cinco postos de saúde e quatro escolas de sete salas de aula, está na ordem de 15 por cento de execução financeira, o equivalente a 113 milhões, 951 mil, 187 kwanzas e 89 cêntimos, já pagos pelas Finanças.

Já Osvaldo Simba, director do Gabinete Técnico para as Infra-estruturas e Ordenamento do Território na Catumbela, esclareceu que as obras de uma escola e de um posto de saúde materno infantil e nutrição, na marginal da vila-sede da Catumbela, só estão em curso há pouco menos de uma semana.

Fora isso, o interlocutor assume que, superados os constrangimentos iniciais, os restantes projectos estão em ritmo aceitável, sendo uns com as fundações feitas e outros em fase de elevação de alvenaria (paredes).

Seis empreiteiros materializam PIIM na Catumbela

Gutierrez Engenharia, Europa Arlindo, HCB, Prumo, Bié Construções e Marcos Oscos, são os empreiteiros que estão a construir cinco postos de saúde e quatro escolas, com uma tipologia idêntica, nas comunas da vila-sede da Catumbela, Praia do Bebé, Gama e no Biópio.

Entretanto, apenas duas empresas fiscalizam as obras, a Líneas, Desenho e Engenharia e a Estúdio P.AP/Arquitectos, com a ajuda sempre que necessária da área técnica da administração municipal.

Realce para a construtora Gutierrez que soma 38 porcento de execução física do posto de saúde no bairro da Damba-Maria, na comuna do Gama, tal como a sua homóloga Prumo, com igual percentagem nas obras da escola da Praia do Bebé.

Uma vez mais, o responsável do Plano afirma estarem envolvidas só duas empresas na fiscalização das obras do PIIM na Catumbela, devido ao facto de o orçamento de dois milhões de kwanzas ter sido pouco atractivo para muitos candidatos inicialmente interessados em participar.

Leia também
  • 06/08/2020 12:33:12

    Falta de Iluminação "inibe" combate ao crime em bairros da Catumbela

    Catumbela - A falta de iluminação pública, associada ao mau estado dos acessos aos bairros da zona alta do município da Catumbela, está a dificultar, nos últimos dias, o combate eficaz à criminalidade na periferia, apurou hoje, quinta-feira, a Angop.

  • 06/08/2020 12:27:09

    Administrador quer adesão à campanha de registo de nascimento

    Catumbela - O administrador municipal da Catumbela, Fernando Belo, pediu hoje, quinta-feira, uma maior adesão da população à campanha de registo de nascimento e de atribuição do Bilhete de Identidade, lançada em Julho último, na comuna do Biópio.

  • 04/08/2020 19:22:26

    INADEC apreende alimentos deteriorados em Benguela

    Benguela - Oitocentos e trinta sacos de farinha de milho (fuba) de marca "Mamá Fuba", 221 caixas de fermento em pó "Royal" e cinco caixas de sumo "Compal", foram apreendidos hoje, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), em Benguela, por estarem expirados ou em mau estado de conservação.